conecte-se conosco
 
 

Geral

AVANÇO NA LUTA CONTRA O ZIKA: VACINA DE DNA MOSTRA RESULTADOS PROMISSORES EM TESTES COM CAMUNDONGOS

Publicado em

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Pernambuco estão desenvolvendo uma vacina contra o vírus Zika. Nos testes com camundongos, a formulação se mostrou eficaz, induzindo a resposta imune contra o patógeno e protegendo os roedores da infecção.

A vacina de DNA é uma tecnologia mais avançada, que evoluiu ao longo dos últimos 30 anos e se tornou uma plataforma terapêutica poderosa. Nesse trabalho, os pesquisadores desenharam quatro formulações de vacina de DNA que codificam parte do complexo proteico que recobre externamente o Zika. Eles selecionaram a que se mostrou mais eficaz.

Além de mais avançadas tecnologicamente, as vacinas de DNA tendem a ser mais baratas e potencialmente mais eficientes do que as feitas com vírus inativado ou atenuado. É uma tecnologia de baixo custo e relativamente fácil de trabalhar, pois permite desenhar uma formulação vacinal a partir da escolha das partes mais importantes do vírus e adicionar substâncias [adjuvantes] que potencializem a resposta imune.

A pesquisa é apoiada pela FAPESP por meio de dois projetos. Também recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Oswaldo Cruz e do programa da União Europeia Horizon 2020.

Esses resultados promissores representam um passo importante na luta contra o vírus Zika. A vacina de DNA contra o Zika tem o potencial de fornecer uma solução eficaz e acessível para combater essa doença devastadora.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana