conecte-se conosco
   

Brasil

PRESÍDIOS DO RIO GRANDE DO SUL ENFRENTAM CRISE DE DESABASTECIMENTO

Publicado em

As chuvas persistentes e intensas no Rio Grande do Sul deixaram unidades prisionais do estado isoladas, sem energia elétrica e com risco de desabastecimento de água potável para consumo e higiene pessoal. Com estoque reduzido de água potável, a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Sul acionou o Ministério da Justiça para pedir auxílio.

O Presídio Estadual de Arroio do Meio segue isolado, devido à queda de pontes e à interdição de estradas. No Presídio Estadual de Encantado, o acesso se dá somente por via aérea e em Rio Pardo a unidade está sem energia elétrica. A Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro também segue ilhada, mas operando dentro da normalidade.

Em Charqueadas, o nível da água do Rio Jacuí baixou consideravelmente e 448 apenados já puderam retornar para a Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ). Todos os estabelecimentos do Complexo Prisional têm luz. A Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativa (SSPS) informa que as pessoas privadas de liberdade estão em segurança e todas as unidades prisionais do Estado dispõem de água potável, mas há risco de desabastecimento.

A Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Sul entrou em contato, nesta segunda-feira (6), com o Ministério da Justiça, a fim de relatar a falta de água potável nos presídios gaúchos e pedir providências. As penitenciárias também foram atingidas pelas inundações resultantes do excesso de chuvas e, consequentemente, fizeram com que as penitenciárias ficassem sem água em condição apropriada para consumo e uso na higiene pessoal.

Na última sexta-feira (3), um presídio do município de Charqueadas teve de transferir os detentos para andares mais altos, já que o primeiro e o segundo andar ficaram alagados. Devido ao alagamento, outros 1.057 detentos tiveram de ser transferidos temporariamente para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas. “A SSPS e a Polícia Penal estão monitorando de perto a situação dos alagamentos e tomando as medidas necessárias para garantir a segurança dos servidores e dos apenados”, disse a secretaria em comunicado.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana