conecte-se conosco
 
 

Brasil

APÓS NOVAS CHUVAS, GUIAÍBA VOLTA A ULTRAPASSAR NÍVEL DA ENCHENTE HISTÓRICA DE 1941

Publicado em

As chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana fizeram com que o nível do Guaíba voltasse a subir, ultrapassando a marca da enchente histórica de 1941.

Após uma madrugada de chuva intensa, o nível do Guaíba teve uma leve alta e atingiu 4,64 metros. Nos últimos dias, o lago apresentava recuo, após atingir a marca histórica de 5,33 metros. No entanto, com as chuvas intensas, o nível voltou a subir. Especialistas afirmam que o lago tem “possibilidade de repique podendo retornar a marca dos 5 metros”.

A enchente atual já havia superado a marca da maior cheia registrada até então, de 4,76 metros, em 1941. Naquela época, a enchente inundou grande parte do centro da capital gaúcha. Agora, o nível do Guaíba ultrapassou os 5 metros, estabelecendo um novo recorde.

As enchentes têm causado danos significativos em todo o estado. Mais de 441 mil pessoas estão fora de casa, e do total de 497 municípios gaúchos, 444 relataram problemas decorrentes da chuva. A situação afeta 1,95 milhão de pessoas.

Com a volta da chuva no fim de semana, o nível do Guaíba pode voltar a subir acima dos 5 metros. O cenário pode ser prejudicado caso o vento que sopra do sul se confirme, elevando o lago em cerca de 20 centímetros.

A situação é crítica e as autoridades estão trabalhando para minimizar os impactos das enchentes e garantir a segurança da população.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana