conecte-se conosco
 
 

Brasil

ESTUDO ALERTA: NÍVEIS DOS RESERVSTÓRIOS BRASILEIROS DEVEM DESPENCAR ATÉ DEZEMBRO

Publicado em

Um estudo recente do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) revelou uma previsão preocupante para os níveis dos reservatórios fluviais do Brasil. De acordo com o levantamento, os níveis devem despencar até dezembro de 2024, agravando a crise hídrica no país.

O estudo, que utiliza dados captados via satélite, projeta a tendência de armazenamento de água durante a primavera, que começa neste domingo (22). Desde abril, o Lapis tem monitorado diariamente a crescente seca, exacerbada por extremos climáticos.

A região Sudeste é uma das mais preocupantes, especialmente a Usina de Furnas, em Minas Gerais, conhecida como o “Mar de Minas”. O meteorologista Humberto Barbosa, fundador do Lapis, destacou que a área coberta por água na usina tem flutuado significativamente nos últimos três anos, variando de cerca de 500 a 2.100 km².

Com a possibilidade de chuvas abaixo da média, o armazenamento de água para geração de energia elétrica tende a despencar. O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, alertou que os reservatórios podem atingir em novembro o menor nível em 20 anos, com apenas 10,3% da capacidade.

A segurança do sistema hidrelétrico no próximo ano dependerá do período chuvoso. “Se o período úmido for de médio a bom, haverá um alívio. Se for ruim, a situação fica mais crítica. Hoje, o sinal está amarelo, começando a se aproximar do laranja”, explicou Humberto Barbosa.

O governo federal está discutindo o retorno do horário de verão como uma das medidas para mitigar a crise hídrica. Além disso, há um esforço para diversificar as fontes de energia, incluindo investimentos em energia solar e eólica.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana