conecte-se conosco
 
 

Brasil

⚖️ Lavajatistas comemoram voto de Luiz Fux no julgamento de Bolsonaro no STF

Publicado em

Imagens Pública da Internet

Aliados da Lava Jato veem esperança em Fux

O voto do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus aliados, nesta quarta-feira (10/9), gerou forte repercussão entre figuras ligadas à Operação Lava Jato. Juristas e políticos que protagonizaram a operação — como Deltan Dallagnol, Sérgio Moro e Thaméa Danelon — celebraram publicamente a posição do ministro.

Dallagnol resgata frase da Lava Jato

O ex-procurador e ex-deputado Deltan Dallagnol, um dos principais responsáveis pela condenação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Lava Jato, comemorou o voto de Fux em suas redes sociais.

Segundo ele, o ministro expôs uma contradição da Corte:

“Fux está jogando na cara dos ministros que o STF julgou moradores de rua pelo 8 de janeiro no Plenário, enquanto Bolsonaro, ex-presidente, está na Turma.”

Dallagnol ainda resgatou uma frase que se tornou célebre nos vazamentos da Vaza Jato:

In Fux We Trust” — “No Fux a gente confia”.

A expressão foi usada em 2016, quando Dallagnol contou ao então juiz Sérgio Moro sobre conversas com Fux a respeito da Lava Jato, ao que Moro teria respondido: “In Fux We Trust”.

Moro também comemora

O senador Sérgio Moro (União-PR), que conduziu a operação Lava Jato como juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, também celebrou o voto do ministro. Em publicação nas redes sociais, ele criticou a condução do julgamento de Bolsonaro e exaltou Fux:

“Parabéns ao ministro Luiz Fux. Um voto firme, técnico e comprometido com o direito de defesa e a Constituição.”

Thaméa Danelon: “Aula ao vivo”

A procuradora da República Thaméa Danelon, uma das figuras mais ativas da Lava Jato, afirmou que o voto de Fux foi um marco:

“Uma verdadeira Aula de Constitucional e Processo Penal ao vivo!”, escreveu em suas redes sociais.

Lavajatistas veem reaproximação

O voto de Fux reacendeu o entusiasmo entre os lavajatistas, que sempre o viram como um aliado dentro da Suprema Corte. Para eles, a postura crítica do ministro à acusação e a defesa da ampla análise de provas lembram os tempos de embate jurídico da Lava Jato contra figuras políticas de destaque.

O episódio também trouxe de volta à tona as discussões sobre a queda da Lava Jato e a reviravolta jurídica que resultou na anulação das condenações de Lula pelo próprio STF.


#️⃣ Hashtags
#STF #LuizFux #JairBolsonaro #OperacaoLavaJato #DeltanDallagnol #SergioMoro #ThameaDanelon #Politica #Justica #Constituicao #DireitoDeDefesa #InFuxWeTrust #Auge1 #PortalAuge1

📌 Fontes: STF, redes sociais de Deltan Dallagnol, Sérgio Moro e Thaméa Danelon.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana