conecte-se conosco
 
 

Brasil

TCU APONTA IRREGULARIDADES NO CONTRATO DA PETROBRAS COM UNIGEL

Publicado em

A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou ‘indícios robustos’ de irregularidade no contrato da Petrobras com a Unigel. O contrato, firmado em 29 de dezembro de 2023, estabelece que, por oito meses, a Petrobras fornecerá o gás para a produção nas unidades da Bahia e Sergipe e receberá fertilizantes.

Os indícios de irregularidades incluem falhas nas justificativas para a realização do negócio, falta de assinatura de instâncias superiores da companhia no contrato e o fato de a Petrobras assumir os riscos do negócio em cenário de mercado desfavorável.

A análise técnica da Corte indicou que o contrato pode causar um prejuízo de R$ 487 milhões ao caixa da petroleira por assumir uma operação deficitária. A decisão de manter o contrato de arrendamento ao mesmo tempo que contrata a Unigel de forma terceirizada para operar a fábrica, fez com que a Petrobras assumisse o ônus de uma operação deficitária de quase meio bilhão de reais em um período de 8 meses.

Este é um desenvolvimento preocupante que levanta questões sobre a governança corporativa e a gestão de contratos na Petrobras. A situação está em constante evolução e merece atenção cuidadosa. Fique atento para mais atualizações sobre este assunto importante.

 

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana