conecte-se conosco
   

Geral

ABELHAS PODEM DETECTAR CÂNCER DE PULMÃO PELO OLFATO, SEGUNDO ESTUDO

Publicado em

Pesquisadores da Michigan State University (MSU), nos Estados Unidos, descobriram que as abelhas são capazes de detectar concentrações químicas ou biomarcadores associados ao câncer de pulmão no hálito humano. Além disso, as abelhas conseguem distinguir diferentes tipos de células do câncer através do olfato.

Para entender se as abelhas eram capazes de distinguir uma pessoa saudável de uma pessoa com câncer de pulmão através dos produtos químicos exalados pelo hálito humano, os pesquisadores desenvolveram uma “receita” para uma mistura respiratória sintética usando diferentes níveis de seis compostos, como tricloroetileno e 2-metilheptano, para criar a composição química do hálito de pessoas saudáveis e de pessoas com o câncer.

Os pesquisadores testaram o câncer de pulmão sintético versus misturas de hálito humano saudável em aproximadamente 20 abelhas. Para conseguir medir as alterações nos sinais cerebrais das abelhas, os pesquisadores passaram os odores dos hálitos para as antenas das abelhas e registraram os sinais neurais de seus cérebros.

Os resultados mostraram que as abelhas detectaram concentrações muito pequenas de biomarcadores de câncer, indicando que elas podem diferenciar pequenas mudanças nas concentrações químicas da mistura respiratória. Além disso, os pesquisadores também descobriram que as abelhas podiam diferenciar o hálito sintético do câncer de pulmão e o hálito saudável.

Essas descobertas, publicadas na revista Biosensors and Bioelectronics, podem ajudar a desenvolver novos testes para diagnosticar precocemente o câncer de pulmão. Isso é especialmente importante porque, quanto mais cedo o tumor é detectado, maiores são as chances de sucesso no tratamento.

Este estudo inovador revela o potencial das abelhas na detecção precoce do câncer de pulmão. Embora ainda seja necessário mais pesquisa para validar e aprimorar essa técnica, a descoberta abre novas possibilidades para o diagnóstico precoce do câncer.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana