conecte-se conosco
 
 

Geral

AÇÃO DE ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL SENSIBILIZA POPULAÇÃO DE HORTOLÂNDIA

Publicado em

Unir esforços para erradicar o trabalho infantil no município. Foi com esse propósito que a Prefeitura de Hortolândia, por meio do Serviço Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil (SMPETI), realizou a ação “Avanços e Desafios no Enfrentamento à Erradicação do Trabalho Infantil em Hortolândia”. O encontro, organizado pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social em parceria com o Instituto Recrie, reuniu mais de 300 pessoas representantes da sociedade civil e de órgãos públicos que compõem o sistema de garantia e proteção dos direitos das crianças e adolescentes na cidade.

Para sensibilizar e aproximar o público da realidade do trabalho infantil, a ação iniciou com a exibição do documentário “A Invenção da Infância”. O premiado curta-metragem problematiza o fato de crianças brasileiras de diferentes realidades socioeconômicas se ocuparem de atividades típicas dos adultos. Ao contrastar o cotidiano de trabalho infantil de famílias com baixo poder aquisitivo com a sobrecarga de atividades de crianças de famílias de classes média e alta, o documentário destaca que “ser criança não significa ter infância”. Isso leva o público a refletir sobre as violações dos direitos humanos e a exclusão social a que crianças e adolescentes estão sujeitos pela exploração do trabalho infantil ou pela exposição às rotinas exaustivas do mundo adulto.

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, enfatizou a importância do debate e a necessidade de proteger as crianças. Ele destacou que a cidade está comprometida em erradicar o trabalho infantil, garantindo um futuro saudável para todas as crianças. Além disso, a Prefeitura promove o Programa Decola Juventude, investindo no desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, e oferece serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana