conecte-se conosco
 
 

Brasil

ALERTA: RELATÓRIO IDENTIFICA PEDIDOS DE DOAÇÃO FALSOS PARA VÍTIMAS DAS ENCHENTES DO RS

Publicado em

Um relatório recente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) alertou para a existência de anúncios falsos nas redes sociais solicitando doações para as vítimas das enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul. O estudo identificou 351 anúncios fraudulentos realizados por 186 anunciantes entre os dias 6 e 8 de maio, nos primeiros dias da tragédia. Os anúncios falsos eram impulsionados por ferramentas pagas de redes sociais e usavam celebridades e pessoas reais para aplicar os golpes.

Em um dos anúncios, um usuário do Facebook exibiu falas do governador Eduardo Leite com links que levavam a uma arrecadação no site da Vakinha, onde qualquer pessoa pode iniciar campanhas para arrecadação de verbas. No total, foram 324 anúncios veiculados ao site.

A pesquisa considerou anúncios fraudulentos aqueles que apresentavam conteúdos pagos e impulsionados que se apropriam de técnicas de engenharia social, e se referem a produtos/informações falsas que buscam intencionalmente obter renda ilegal e causar danos patrimoniais e morais a outras pessoas.

O relatório foi coordenado pelos pesquisadores Débora Salles e Rose Marie Santini, com o objetivo de analisar a desinformação envolvendo a emergência climática no Rio Grande do Sul em publicações nas redes sociais, bem como fraudes e golpes em anúncios da ferramenta de impulsionamento da Meta.

Este alerta é um lembrete importante para todos que desejam ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. É essencial verificar a autenticidade dos pedidos de doação e garantir que as contribuições estejam indo diretamente para as organizações confiáveis que estão prestando assistência no local.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana