conecte-se conosco
 
 

Geral

CAMPOS NETO É UM ADVERSÁRIO POLÍTICO E IDEOLÓGICO, DIZ LULA

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira, 21 de junho de 2024, que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é seu “adversário político” e o associou ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista à Rádio Mirante News, do Maranhão, Lula voltou a fazer críticas à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de interromper as quedas na taxa de juros e manter a Selic no patamar de 10,50% ao ano, apesar do governo insistir que é necessário que a instituição baixe o percentual.

Lula declarou: “O presidente do Banco Central é um adversário político, ideológico e adversário do modelo de governança que nós fazemos. Ele foi indicado pelo governo anterior e faz questão de dar demonstração de que não está preocupado com a nossa governança.” O mandato de Campos Neto se encerra em 2024, e o governo poderá indicar um novo nome para o posto. Lula acredita que as coisas voltarão à normalidade, pois o Brasil é um país de muita confiabilidade.

Além disso, Lula reforçou que “os bancos não querem emprestar dinheiro” e que “querem especular e ganhar com a taxa de juros”. Ele também criticou a manutenção da Selic em 10,50%, afirmando que “quem perde é o povo brasileiro”. O Copom do Banco Central interrompeu o ciclo de cortes da taxa básica de juros, iniciado em agosto do ano passado, e manteve a Selic em 10,50% ao ano, em decisão unânime divulgada na quarta-feira, 19 de junho de 2024.

Essa tensão entre Lula e Campos Neto reflete as divergências políticas e econômicas no cenário brasileiro, e o futuro do Banco Central permanece em foco diante das mudanças previstas para o próximo ano.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana