conecte-se conosco
 
 

Brasil

HADDAD ESPERA APROVAÇÃO DE PROPOSTA PARA TAXAR SUPER-RICOS NO G20 AINDA ESTE ANO

Publicado em

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (12) que espera a aprovação da proposta brasileira de taxação dos super-ricos durante a cúpula do G20, que ocorrerá no final deste ano no Rio de Janeiro. A proposta visa criar uma tributação internacional sobre grandes fortunas, com o objetivo de combater a pobreza e financiar projetos ambientais.

A proposta, elaborada em conjunto com a vencedora do Prêmio Nobel de Economia Esther Duflo e o economista Gabriel Zucman, prevê uma taxa de 2% sobre a riqueza total dos multimilionários. Além disso, grandes corporações seriam sujeitas a uma alíquota de 15%. Os recursos arrecadados seriam destinados a um fundo social para erradicação da pobreza e combate às mudanças climáticas.

Haddad reconheceu que a implementação de tal medida enfrenta desafios significativos. “O problema de taxar grandes fortunas é que as tentativas que já foram feitas mundo afora nem sempre produziram os melhores resultados, não porque seja injusto, mas porque, do ponto de vista prático, você tem fuga de capital, você tem mudança de fiscal, nem todo super rico está disposto a pagar imposto”, afirmou o ministro.

A proposta brasileira já foi debatida em sessões temáticas e recebeu apoio preliminar dos países membros do G20. “Os 20 países do G20 assinaram um comunicado aqui no Rio de Janeiro, na terceira reunião dos ministros de finanças. Agora, esperamos que os chefes de Estado aprovem a proposta na cúpula de novembro”, disse Haddad.

Se aprovada, a medida poderá estabelecer um novo padrão global para a tributação de grandes fortunas, ajudando a reduzir a desigualdade econômica e financiar iniciativas essenciais para o desenvolvimento sustentável. “Nós levamos para o G20 para que esse imposto sobre riqueza seja um tributo cobrado internacionalmente. Não importa onde a pessoa esteja residindo, se ela tem bilhões de dólares, ela tem que ser tributada”, explicou Haddad.

A cúpula do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, e reunirá os líderes das 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana