conecte-se conosco
   

Brasil

INCERTEZA ECONÔMICA NO BRASIL: QUEDA NO IIE-BR TRAZ ALÍVIO, MAS DESAFIOS PERSISTEM

Publicado em

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) registrou uma queda de 2,3 pontos na passagem de maio para junho, atingindo 110,6 pontos, de acordo com dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Esse índice é calculado com base em dois componentes:

  1. IIE-Br Mídia: Avalia a frequência de notícias nos principais jornais que mencionam incerteza econômica. Neste mês, o componente de mídia recuou 3,4 pontos, chegando a 110,8 pontos.
  2. IIE-Br Expectativa: Construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O componente de expectativas aumentou 2,8 pontos, alcançando 105,1 pontos.

Anna Carolina Gouveia, economista do FGV/Ibre, explicou que a queda no indicador de incerteza em junho pode ser atribuída a uma calibragem no componente de mídia, após um aumento significativo no mês anterior, influenciado pelo desastre climático no Sul do país. Por outro lado, as expectativas continuam subindo, refletindo incertezas em relação à evolução futura da inflação e das taxas de juros no Brasil, bem como o cenário internacional desafiador. Ela prevê que nos próximos meses, o IIE-Br permanecerá próximo aos 110 pontos, mantendo um nível de incerteza ainda ligeiramente desconfortável.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana