conecte-se conosco
 
 

Brasil

IRPF 2024: PRAZO PARA DECLARAÇÃO TERMINA NESTA SEXTA (31); CONFIRA DICAS PARA NÃO TER PROBLEMAS COM O LEÃO

Publicado em

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 termina nesta sexta-feira, 31 de maio. Até o último domingo (26), 32 milhões de brasileiros já haviam enviado suas declarações. A Receita Federal espera receber os informes de 43 milhões de contribuintes este ano, um aumento em relação aos 41 milhões registrados em 2023.

Caso o prazo não seja respeitado, o contribuinte estará sujeito a multa. A penalidade pode variar de R$ 165,74 até 20% do imposto devido. Uma exceção é feita para os moradores de cidades do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas, que terão até 31 de agosto para fazer a declaração.

Para os contribuintes que estão atrasados na entrega da declaração, o professor Tiago Slavov, coordenador do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) da FECAP, oferece algumas dicas:

  1. Declaração pré-preenchida: A Receita Federal disponibilizou uma nova ferramenta, a declaração pré-preenchida. Nesse formato, diversos campos de informações já vêm completos, incluindo dados do ano anterior, o carnê-leão e as declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos. No entanto, é necessário conferir se as informações estão corretas.
  2. Procure ajuda: Se houver dúvidas, é recomendável procurar alguém que tenha mais conhecimento sobre o assunto, seja um profissional de contabilidade ou um parente com mais experiência. Os NAFs, atividades promovidas pelas faculdades em parceria com a Receita, também podem ser procurados para assistência gratuita.
  3. Cuidados na entrega: Todos os rendimentos precisam ser informados, sejam eles tributáveis, isentos ou exclusivos. É importante consultar o informe de rendimentos que os próprios bancos disponibilizam e ficar atento.
  4. Entrega da declaração incompleta: Caso você ainda tenha dúvidas se os dados estão corretos ou mesmo que não tenha todos os documentos, a recomendação dos especialistas é a de cumprir o prazo estipulado pela Receita Federal. É melhor entregar incompleta e fazer as correções necessárias posteriormente. Quem entregar a declaração incompleta pode, depois, fazer as alterações necessárias sem ser penalizado.

Lembre-se, a Receita tem um sistema que age como um “Big Brother fiscal”, portanto, o contribuinte deve se atentar o máximo possível para preencher as informações adequadamente.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana