conecte-se conosco
   

Brasil

LULA NEGA QUE DEFENDA PUTIN E AFIRMA QUE ESTÁ DO LADO DA PAZ

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou que defenda as posições do líder russo Vladimir Putin em relação à guerra na Ucrânia. Em uma declaração dada após a 112ª Conferência Internacional do Trabalho, realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça, Lula afirmou: “Eu não faço a defesa do Putin. O Brasil foi o primeiro país a criticar a Rússia pela invasão da Ucrânia. O que não faço é ter lado. O meu lado é a paz.”

Lula também explicou o motivo de sua ausência em uma reunião convocada pelo governo suíço para discutir o conflito. Ele argumentou que não é possível negociar a paz em um fórum sem a presença de representantes dos russos. “As guerras são feitas por duas nações. Se quiser encontrar paz, tem que colocar os dois em um ambiente de negociação”, pontuou o presidente.

Apesar de não comparecer ao evento, Lula reiterou que o Brasil continua disposto a ajudar a encontrar um caminho para a paz no continente europeu. “Eu disse para a presidente da Suíça que o Brasil tem todo o interesse, que estamos à disposição e que já conversamos com a China [sobre uma proposta de paz]”, ressaltou.

Essas declarações de Lula destacam a posição do Brasil na busca pela paz e a necessidade de envolver todas as partes relevantes nas negociações. A postura do presidente brasileiro reforça a importância do diálogo e da diplomacia na resolução de conflitos internacionais.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana