conecte-se conosco
   

Brasil

OPERAÇÃO ARANCIA: NOVE ACUSADOS DE LEVAR R$300 MILHÕES DA MÁFIA ITALIANA NO BRASIL

Publicado em

Em uma ação conjunta entre autoridades brasileiras e italianas, nove pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro da máfia italiana no Brasil. A denúncia é resultado da Operação Arancia, que investigou uma ramificação da Cosa Nostra, uma das maiores organizações mafiosas da Itália, com atividades comprovadas no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

As investigações revelaram que o grupo, composto por três italianos e seis brasileiros, lavou pelo menos R$ 300 milhões desde 2009. Utilizando empresas de fachada e “laranjas”, o grupo dissimulava lucros provenientes de crimes como tráfico de drogas, extorsão e homicídio. Entre os investimentos identificados estão um restaurante de luxo em Natal, um grande loteamento residencial em Extremoz, além de apartamentos em Cabedelo e uma casa de luxo em um resort em Bananeiras.

Deflagrada em 13 de agosto deste ano, a Operação Arancia resultou na prisão preventiva de um dos chefes da máfia e na execução de cinco mandados de busca e apreensão em três estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Piauí. Simultaneamente, a Direção Distrital Antimáfia de Palermo coordenou 21 buscas em várias regiões da Itália e na Suíça, mobilizando mais de cem agentes financeiros italianos.

Os três líderes italianos denunciados são Giuseppe Calvaruso, Pietro Lagodana e Giuseppe Bruno. Calvaruso está sob custódia na Itália, enquanto Lagodana cumpre pena no Presídio Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. Giuseppe Bruno foi preso no Brasil durante a operação. Além dos líderes, seis brasileiros foram acusados de integrar a organização em diferentes períodos, incluindo companheiras dos italianos.

A denúncia destaca a complexidade e a organização do esquema, que movimentou milhões de reais através de pessoas sem lastro financeiro compatível. As autoridades esperam que a operação sirva como um marco na luta contra o crime organizado internacional e a lavagem de dinheiro no Brasil.

A Operação Arancia continua em andamento, com novas fases previstas para aprofundar as investigações e desmantelar completamente a rede criminosa.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana