conecte-se conosco
   

Economia

OTIMISMO BRASILEIRO: VIDA E ECONOMIA EM 2024

Publicado em

Um levantamento recente encomendado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) ao Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) revelou um otimismo crescente entre os brasileiros em relação à economia e à vida pessoal.

Segundo o relatório, 56% dos brasileiros acreditam em uma melhora da economia do país até o fim de 2024. Este número é ligeiramente menor do que a expectativa registrada no levantamento de fevereiro, que era de 57%. No entanto, para 21% dos entrevistados, o cenário econômico irá piorar, um aumento de 1% em relação a fevereiro.

Além disso, 46% dos brasileiros acreditam que a economia está melhor em 2024 em comparação com 2023. Este percentual variou dentro da margem de erro em relação ao levantamento de fevereiro de 2024, quando 48% responderam positivamente.

Quando questionados sobre a vida pessoal na área econômica, 70% dos brasileiros acreditaram que a sua vida pessoal e familiar iria melhorar até o fim de 2024. Este percentual caiu de 75% em fevereiro para 70% no relatório de abril.

A percepção de melhora da vida pessoal e familiar em 2024 em relação a 2023 variou dentro da margem de erro, de 43% para 41% dos brasileiros. O contingente que avalia que há um quadro de piora oscilou de 15% para 17%, também dentro da margem de erro.

Apesar do otimismo, a inflação continua sendo um tema de preocupação entre os brasileiros. O estudo mostra que 70% dos entrevistados afirmam que os preços dos produtos “aumentaram” ou “aumentaram muito” em comparação com os últimos 6 meses. Este número subiu 3 pontos percentuais em relação ao levantamento de fevereiro de 2024.

Os dados sugerem um otimismo cauteloso entre os brasileiros em relação ao futuro. Embora a maioria espere melhorias tanto na economia quanto na vida pessoal, a preocupação com a inflação permanece alta. À medida que 2024 avança, será interessante ver como essas expectativas se desdobram.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana