conecte-se conosco
 
 

Brasil

RECEITA FEDERAL LIBERA CONSULTA AO 4° LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2024

Publicado em

A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (23) a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. A partir das 10h, os contribuintes podem verificar se estão incluídos neste lote, que contempla mais de 5,34 milhões de pessoas e totaliza um valor de R$ 6,8 bilhões.

O pagamento das restituições será realizado no dia 30 de agosto. Este lote inclui tanto restituições do exercício de 2024 quanto residuais de anos anteriores. Entre os contemplados, estão 15.077 idosos acima de 80 anos, 84.659 contribuintes entre 60 e 79 anos, 7.168 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 27.372 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.

Além disso, 261.019 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX também foram priorizados. Outros 4.904.908 contribuintes não prioritários completam o lote.

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, basta selecionar “Consultar a Restituição”. A página oferece orientações detalhadas e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

A Receita Federal reforça que os pagamentos serão realizados apenas em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Caso ocorra algum erro nos dados bancários informados ou problema na conta destino, o pagamento não será efetuado. Para evitar prejuízos, a Receita oferece o serviço de reagendamento pelo Banco do Brasil, disponível por até um ano após a primeira tentativa de crédito.

A abertura da consulta ao quarto lote de restituição do IRPF 2024 é um momento aguardado por milhões de brasileiros. A Receita Federal continua seu compromisso de transparência e eficiência no processamento das declarações e pagamentos das restituições. Os contribuintes que não forem contemplados neste lote ainda têm a chance de receber nos próximos lotes, previstos para setembro.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana