conecte-se conosco
 
 

Brasil

IBAMA E CÂMARA DOS DEPUTADOS DISCUTEM AUMENTO ALARMANTE DE QUEIMADAS NA AMAZÔNIA

Publicado em

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para debater com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, o aumento das queimadas na Amazônia. O autor do requerimento para a realização da audiência foi o deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA).

Os dados do MapBiomas apontam um crescimento de 14% na área queimada na Amazônia, no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo uma área de 1,4 milhão de hectares. No entanto, a situação piorou drasticamente em 2024. Entre o primeiro dia de janeiro de 2024 e a última segunda-feira (29), a Amazônia somou 8.969 focos de queimadas, um aumento de 153% em comparação com 2023.

O aumento contraria a tendência geral do Brasil, que registrou queda nas queimadas no primeiro semestre de 2023. A área atingida pelo fogo no país nesse período foi 1% menor que a registrada em 2022. Foram 2,1 milhões de hectares afetados, a maioria em áreas de vegetação nativa.

O Ministério do Meio Ambiente culpa as mudanças climáticas sem precedentes e a intensidade do El Niño pelo aumento expressivo de queimadas. No entanto, especialistas e o próprio Ministério do Meio Ambiente concordam que esse aumento é uma consequência direta da piora climática do mundo e do poderoso El Niño deste ano, que trouxe secas longas principalmente à Amazônia.

A situação atual é de expectativa, enquanto aguardamos para ver se as medidas necessárias serão tomadas para combater o aumento das queimadas na Amazônia. Este caso destaca a importância do cumprimento das leis ambientais e o papel crucial que as instituições governamentais desempenham na proteção de nossos ecossistemas.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana