conecte-se conosco
 
 

Geral

AUMENTO ALARMANTE: INTERNAÇÕES E ÓBITOS POR INFLUENZA E VSR CRESCEM NO BRASIL, ALERTA FIOCRUZ

Publicado em

O Brasil está enfrentando um aumento preocupante no número de internações e óbitos causados pela influenza e pelo vírus sincicial respiratório (VSR), de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A alta circulação desses vírus tem causado quadros de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), especialmente entre crianças de até 2 anos. Idosos e crianças pequenas são os mais afetados.

Segundo o boletim da Fiocruz, a maior circulação do VSR tem gerado aumento expressivo da incidência e mortalidade de SRAG em idosos e crianças de até 2 anos de idade. O levantamento, realizado com base nos dados da semana epidemiológica 17, compreendendo o período de 21 a 27 de abril, destaca que a intensificação da circulação do VSR tem impulsionado um aumento expressivo na incidência e mortalidade de SRAG em crianças de até 2 anos de idade, superando os números associados à covid-19 nessa faixa etária.

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, 58% dos casos de síndrome respiratória grave foram atribuídos ao VSR, enquanto 24,3%, 7,9% e 0,4% estavam associados ao influenza A, à covid-19 e ao influenza B, respectivamente. Quanto aos óbitos, 46,4% foram relacionados à covid-19, 38% ao influenza A, 11,6% ao vírus sincicial respiratório e 1,1% ao influenza B.

Diante do atual quadro epidemiológico do país, a Fiocruz alerta que a vacinação contra gripe é fundamental. A vacinação pode ajudar a diminuir essas internações especificamente associadas ao vírus. Além disso, o uso de boas máscaras também é um aliado extremamente fundamental, especialmente para quem tiver indo para unidade de saúde, e também a pessoa que estiver com sintomas de infecção respiratória. É crucial que as autoridades de saúde e o público em geral estejam cientes desses desenvolvimentos e tomem as medidas necessárias para proteger as populações vulneráveis. A situação é dinâmica e requer monitoramento contínuo.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana