conecte-se conosco
 
 

Geral

ELEIÇÕES 2026: LULA LIDERA, MAS MAIORIA DOS BRASILEIROS ACREDITA QUE ELE ‘NÃO MERECE’ UMA NOVA CHANCE

Publicado em

A primeira pesquisa Genial/Quaest sobre as eleições presidenciais de 2026, divulgada nesta segunda-feira, 13 de maio de 2024, revela um cenário político complexo no Brasil.

A pesquisa aponta que, se as eleições fossem hoje, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria 47% dos votos. Em seguida, aparecem o ex-presidente Jair Bolsonaro com 39%, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro com 33%, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com 32%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, aparece com 28%.

No entanto, Bolsonaro lidera a análise de rejeição. Entre os entrevistados, 54% afirmam que não votariam no ex-presidente. Haddad e Michelle têm uma rejeição de 50%, enquanto Lula tem uma rejeição de 49%. A presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann, tem uma rejeição de 34%, e Tarcísio de Freitas, 30%.

Apesar de Lula liderar as intenções de voto, 55% dos brasileiros acreditam que ele ‘não merece’ uma nova chance como presidente em 2026. A opinião é majoritária tanto entre os homens (59%) quanto entre as mulheres (52%). São 42% os que afirmam, em contrapartida, que Lula merece uma nova chance.

A pesquisa Genial/Quaest realizou 2.045 entrevistas presenciais e tem margem de erro estimada de 2,2 pontos porcentuais. A coleta ocorreu entre os dias 2 e 6 de maio, com brasileiros com 16 anos ou mais, em todos os Estados.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana