Brasil
VIOLAÇÕES TRABALHISTAS ENVOLVENDO ENCHENTES JÁ SÃO 1/3 DAS DENÚNCIAS DE MAIO
As violações trabalhistas relacionadas às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul já representam quase um terço das denúncias recebidas em maio pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) do estado. Segundo um levantamento atualizado até a segunda-feira (13), das 203 reclamações recebidas neste mês, pelo menos 60 são referentes às cheias que atingem os municípios gaúchos.
A maior parte das denúncias diz respeito a relatos de comparecimento obrigatório ao emprego mesmo que o local de trabalho seja em uma região inundada ou considerada área de risco. Mais de 83% das denúncias se concentram em Porto Alegre. Em Pelotas, também há registros de trabalhadores que estão sendo obrigados a comparecer ao emprego com sede no Laranjal, um dos bairros mais atingidos pelas cheias.
O MPT já recomendou à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) que os municípios emitam um atestado gratuito de exposição direta aos alagamentos para os trabalhadores nessa situação. O documento seria uma forma de comprovar que o trabalhador foi atingido pelas enchentes e não pode comparecer ao trabalho.
O MPT também tem orientado empregadores a priorizar medidas que garantam a renda dos funcionários. Os prazos em procedimentos que envolvam irregularidades trabalhistas relativas à calamidade pública não foram suspensos. As denúncias devem ser feitas online, pelo site do MPT.
Essas denúncias de violações trabalhistas relacionadas às enchentes destacam a importância de proteger os direitos dos trabalhadores durante desastres naturais. É crucial que os empregadores e as autoridades tomem medidas adequadas para garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores nestas circunstâncias difíceis.
-
Brasil5 dias atrás
HORTOLÂNDIA ANUNCIA CRECHE NOTURNA PARA CRIANÇAS DE ATÉ 3 ANOS: APOIO ÀS FAMÍLIAS TRABALHADORAS
-
Cidades1 dia atrás
PAULÍNIA – HOMEM MORRE SOTERRADO EM ACIDENTE NAS OBRAS DA NOVA SEDE DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL
-
Brasil5 dias atrás
NOVOS DELEGADOS CHEGAM ÀS DELEGACIAS DA MULHER EM SUMARÉ E REGIÃO
-
Brasil1 dia atrás
MORTES POR DENGUE SUPERAM AS DE COVID-19 EM 2024: O QUE ESTÁ POR TRÁS DA FALTA DE VACINAS E DA MÍDIA?
-
Cidades6 dias atrás
FATEC SUMARÉ ABRE INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR 2024: CONFIRA DETALHES E COMO PARTICIPAR
-
Brasil7 dias atrás
CURSO ONLINE E GRATUITO DA EMBRAPA COM CERTIFICAÇÃO ATRAÍ AMANTES DO AGRO EM TODO O BRASIL
-
Brasil6 dias atrás
PREFEITOS EXIGEM DO G20 U$ 800 BILHÕES ANUAIS PARA ENFRENTAR A CRISE CLIMÁTICA ATÉ 2030
-
Brasil3 dias atrás
DETRAN DE TODO O BRASIL ALERTAM SOBRE NOVOS GOLPES VIA SMS: VEJA COMO SE PROTEGER
Deixe o seu Comentário