conecte-se conosco
   

Geral

ALIADOS DE LULA E A ESCOLHA DE PIMENTA: UMA ESTRATÉGIA POLÍTICA NO RIO GRANDE DO SUL

Publicado em

Aliados do presidente Lula (PT) apontam que a escolha de Paulo Pimenta para ministro extraordinário da reconstrução do Rio Grande do Sul tem o objetivo de manter no estado um ator político para defender as ações do governo e, assim, evitar que Eduardo Leite (PSDB) se catapulte com recursos federais.

Paulo Pimenta, ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) desde o começo do governo, migrará temporariamente para a nova pasta. Ele será responsável por coordenar as ações federais em resposta à tragédia climática que atinge o estado há mais de duas semanas.

A indicação de Pimenta, no entanto, acabou dividindo alguns dos aliados e mesmo ministros do governo, que defendiam um nome “despolitizado”, para não criar ruídos e atrapalhar os esforços emergenciais e de reconstrução.

Pimenta é natural do Rio Grande do Sul, onde mantém sua base política, tendo sido vice-prefeito de Santa Maria e eleito para sucessivos mandatos pelo estado na Câmara dos Deputados. Nos bastidores, seu nome é apontado como principal pré-candidato do PT no estado. Interlocutores no Palácio do Planalto afirmam que essa decisão foi tomada em um círculo pequeno no entorno do presidente. O próprio Pimenta teria pressionado para assumir o cargo.

A indicação dividiu alguns aliados, tanto no Congresso Nacional como na Esplanada dos Ministérios. Alguns apontam que a nomeação de um político tem o objetivo de manter no Rio Grande do Sul um quadro com força para defender as ações do governo e ajudar a controlar a narrativa sobre medidas tomadas, recursos empregados e também sobre a responsabilidade por falhas.

Há também a avaliação de que a politização da tragédia já teria partido de Leite, que estaria evitando citar o nome de Lula em suas falas. Por isso seria necessário manter o controle sobre a narrativa e evitar que o governador seja reconhecido por ações que, na verdade, foram feitas com recursos federais.

Esses aliados ressaltam a atuação de Pimenta desde o início da tragédia. Apontam que é difícil encontrar um quadro experiente para esse momento de crise, ainda mais com o conhecimento da região.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana