conecte-se conosco
 
 

Brasil

AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO: PREFEITURAS DO RS INICIAM CADASTRO EM MEIO A TEMORES DE ATRASO

Publicado em

As prefeituras do Rio Grande do Sul começaram o cadastro para o Auxílio Reconstrução, um benefício destinado às famílias que perderam bens pessoais e renda em razão das chuvas históricas que atingem o estado. No entanto, as grandes cidades estão preocupadas com possíveis atrasos no processo.

O governo federal lançou um site para as prefeituras do Rio Grande do Sul cadastrarem as famílias que receberão a parcela única do Auxílio Reconstrução no valor de R$ 5.100. Cada família poderá usar o dinheiro para comprar itens perdidos durante os alagamentos ou para reformar imóvel onde mora ou trabalha.

Para efetivar a liberação do benefício, será necessário cumprir três fases:

  1. As prefeituras dos municípios afetados devem enviar ao governo federal dados sobre as localidades atingidas pelas enchentes e das famílias desalojadas ou desabrigadas.
  2. A pessoa identificada pela prefeitura como responsável pela família beneficiada precisará confirmar, a partir de 27 de maio, o cadastro no site.
  3. A Caixa Econômica Federal receberá a lista dos nomes aptos e fará o depósito na conta.

As famílias não precisam abrir contas no banco. A Caixa identificará se o responsável já tem conta-poupança ou corrente na instituição e fará o crédito automaticamente.

Atualmente, são 369 os municípios habilitados para que famílias recebam o benefício criado pelo governo federal. No entanto, as grandes cidades temem que a complexidade do processo possa levar a atrasos na liberação dos fundos.

A situação é crítica, e a necessidade de auxílio é urgente. As autoridades estão trabalhando para garantir que o processo seja o mais eficiente possível, mas a magnitude do desastre apresenta desafios significativos.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana