conecte-se conosco
 
 

Geral

ALOYSIO NUNES DEIXA O PSDB APÓS 27 ANOS

Publicado em

O ex-senador e ex-ministro Aloysio Nunes Ferreira, uma das principais lideranças do PSDB, pediu desfiliação da legenda na quinta-feira, 13 de junho. A decisão foi anunciada no mesmo dia em que o partido lançou a pré-candidatura do apresentador de TV José Luiz Datena à Prefeitura de São Paulo.

Aloysio Nunes, que ocupou recentemente a direção da SP Negócios, órgão vinculado à Prefeitura de São Paulo, comandada por Ricardo Nunes (MDB), pré-candidato à reeleição em 2024, estava insatisfeito com o partido e alinhado com Lula.

Embora Aloysio Nunes não tenha detalhado os motivos que o levaram a decidir pela saída do PSDB, fontes do PSDB que conversaram com ele dizem que o ex-chanceler não estava satisfeito com os rumos do partido e também muito incomodado com o alinhamento do prefeito Ricardo Nunes, a quem apoiava, com o bolsonarismo.

Aloysio Nunes, de 79 anos, foi ministro dos governos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB). Na gestão tucana, ele ocupou a Secretaria-Geral da Presidência (de 1999 a 2001) e o Ministério da Justiça (entre 2001 e 2002). Já no governo Temer, foi ministro das Relações Exteriores, de 2017 a 2019.

Aloysio Nunes confirmou o pedido de desfiliação, mas preferiu não comentar os motivos. Ele agora reside em Bruxelas, onde chefia o escritório da Agência Brasileira de Promoção e Exportação e Investimentos (Apex), após aceitar o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A saída de Aloysio Nunes do PSDB é um marco significativo, dada a sua longa associação de 27 anos com o partido e o seu papel proeminente na política brasileira. O impacto desta decisão no cenário político brasileiro e no futuro do PSDB será observado nos próximos meses.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana