conecte-se conosco
 
 

Brasil

MS DECLARA EMERGÊNCIA EM MUNICÍPIOS ATINGIDOS POR INCÊNDIOS FLORESTAIS

Publicado em

O governo de Mato Grosso do Sul declarou situação de emergência devido aos incêndios florestais que assolam o Pantanal. O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado, visa agilizar ações de combate e assistência aos municípios afetados. Neste ano, mais de 600 mil hectares já foram consumidos pelas chamas no bioma, superando os registros de 2020. As cidades mais impactadas, como Corumbá, Ladário, Porto Murtinho e Rio Verde, serão contempladas pela medida de urgência.

A área queimada no Pantanal em 2024 alcançou 627 mil hectares, sendo 480 mil em Mato Grosso do Sul e 148 mil em Mato Grosso. O Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro monitora esses dados. O decreto estadual autoriza a mobilização de órgãos para atuar sob a coordenação da Defesa Civil, incluindo evacuações e prestação de socorro. Além disso, licitações de emergência poderão ser emitidas para agilizar a resposta ao desastre.

A situação é crítica, e imagens impressionantes mostram o contraste entre os incêndios e o tradicional Arraial do Banho de São João, em Corumbá. O governo federal também enviou aeronaves e homens da Força Nacional para reforçar o combate direto ao fogo. O decreto permite que brigadistas e bombeiros entrem em casas para prestar socorro e dispensa licitações em casos de emergência ou calamidade pública.

Em meio à devastação, o estado busca medidas ágeis para proteger o Pantanal e suas comunidades. A situação de emergência terá validade de 180 dias, durante os quais esforços serão concentrados na reabilitação e reconstrução das áreas afetadas pelo fogo.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana