conecte-se conosco
 
 

Brasil

CHUVA PRETA ASSUSTA MORADORES DO RS: ENTENDA O FENÔMENO CAUSADO PELAS QUEIMADAS

Publicado em

 Moradores de várias cidades do sul do Rio Grande do Sul, como Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte, foram surpreendidos por um fenômeno inusitado: a “chuva preta”. Este evento, registrado na última terça-feira (10), é resultado direto das queimadas que assolam diversas regiões do país.

A “chuva preta” ocorre quando a fuligem e outras partículas de fumaça provenientes das queimadas se misturam com a chuva, dando à água uma coloração escura. Segundo o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a fuligem da fumaça das queimadas se misturou com a chuva, gerando a cor preta.

A presença de fuligem na atmosfera não só altera a cor da chuva, mas também traz sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente. A qualidade do ar em Porto Alegre, por exemplo, foi classificada como “insalubre” pela empresa suíça IQ Air, com níveis de partículas finas (PM2.5) quase 12 vezes acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas partículas podem ser inaladas e penetrar profundamente nos pulmões, causando problemas respiratórios e outras complicações de saúde.

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul afirmou que está monitorando constantemente a qualidade do ar na Região Metropolitana. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre emitiu uma série de recomendações para a população, incluindo evitar atividades físicas ao ar livre e manter portas e janelas fechadas.

Além da “chuva preta”, outro fenômeno observado recentemente no estado é o sol com tons alaranjados. Este efeito é causado pela interação dos raios solares com a fumaça das queimadas, que chegou ao Rio Grande do Sul. Quanto maior a inclinação dos raios solares, mais forte é a tonalidade alaranjada.

A “chuva preta” é um alerta claro sobre os impactos das queimadas no Brasil. Além de afetar a saúde e o meio ambiente, este fenômeno destaca a necessidade urgente de medidas eficazes para controlar e prevenir incêndios florestais. A previsão de mais chuvas nos próximos dias pode fazer com que o fenômeno se repita em outras partes do estado, incluindo Porto Alegre.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana