Política
Câmara vai investigar vereador Otto Alejandro; entenda denúncias
A Cãmara dos Vereadores de Campinas aprovou, em sessão desta quarta-feira (19), o pedido de abertura de CP (Comissão Processante) contra o vereador Otto Alejandro (PL), que será investigado pela Casa. O pedido, protocolado por Adriano Vieira Novo na semana passada, aponta quebra de decoro parlamentar.
O vereador foi acusado pela namorada de ter a agredido verbal e fisicamente, em boletim de ocorrência registrado no dia 10 de novembro. Na segunda-feira (17), Otto Alejandro usou a tribuna da Câmara e negou as acusações – o pedido não foi votado naquela sessão por falta de quórum.
O pedido foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes: 29 votos favoráveis. Alvo da denúncia, Otto Alejandro não participou da sessão.
Fernanda Souto (PSOL) presidirá a Comissão Processante e Eduardo Magoga (PODE) será o relator. Guilherme Teixeira (PL) será o terceiro integrante do grupo.
Entenda o Caso
O vereador de Campinas Otto Alejandro (PL) é acusado de violência doméstica pela sua namorada. No boletim de ocorrência, ela disse que namora o vereador há um ano e meio e que Otto faz uso frequente de bebidas alcoólicas, ficando alterado. A namorada acrescentou que já foi agredida fisicamente, verbalmente e ameaçada várias vezes, mas não chegou a registrar boletim de ocorrência nas outras ocasiões.
Ainda segundo o relato da suposta vítima, na noite do dia 7 de novembro, no apartamento dela, no Centro de Campinas, o vereador a ameaçou de morte e a ofendeu com termos como “vadia”, “demônia”, “doente ingrata”. Ela também declarou que alguns objetos foram quebrados e o vereador “levou a televisão dela embora”. Como o boletim de ocorrência foi registrado dias depois, a perícia no local foi prejudicada.
Ainda de acordo com o BO, não houve testemunhas e a namorada do vereador não desejou ser abrigada. Ela foi informada a comparecer na Defensoria Pública para tomar medidas cabíveis e ao Centro de Apoio à Mulher.
Otto Alejandro pode responder por violência doméstica, ameaça, injúria e dano. Após a denúncia, os perfis do vereador no Instagram e no Facebook ficaram fora do ar e retornou nesta semana. Ele se pronunciou pelas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Otto Alejandro (@ottoalejandros)
Em nota encaminhada pela assessoria de imprensa do vereador Otto Alejandro, ele afirma que não cometeu nenhum tipo de crime, nem agressão. “Também não fui notificado judicialmente de nada. Tenho certeza que foi um equívoco e, no momento oportuno, vou demonstrar isso”.
Próximos passos da CP
Segundo a Legislação, a presidente da comissão iniciará os trabalhos notificando o denunciado para apresentar defesa prévia, por escrito, no prazo de dez dias. Depois desse prazo, a CP tem mais cinco dias para emitir parecer, opinando pelo prosseguimento ou arquivamento da denúncia.
Esse parecer será submetido ao Plenário. Se a Comissão opinar por dar seguimento à denúncia, será designado o início da instrução, determinação dos atos, diligências e audiências necessários para o depoimento do denunciado e inquirição das testemunhas.
A Comissão terá prazo inicial de 90 dias para apurar o caso e apresentar relatório final, podendo recomendar que o processo seja arquivado ou que o mandato de Otto Alejandro seja cassado.
Investigado por violência doméstica após denúncia da namorada, o vereador Otto Alejandro (PL), de Campinas (SP), é alvo de pelo menos outras duas investigações pela Polícia Civil por abuso de autoridade, ameaça, injúria e dano.
Em um dos casos, um vídeo que circula nas redes sociais mostra Otto Alejandro (PL), discutindo com guardas municipais em um bar da cidade. Nas imagens, é possível ver o parlamentar ameaçando os servidores. “Vocês vão perder o emprego! Vai pra fora!”.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por acidade on Campinas (@acidadeoncampinas)
De acordo com o g1 Campinas, o vereador é investigado em outra ocorrência, registrada em 13 de julho, como ameaça e dano. Na ocasião, Otto Alejandro foi acusado de quebrar o vídeo traseiro de um ônibus e ameaçar o motorista de morte após confusão no centro de Campinas.
Os três casos estão em investigação na 1ª Delegacia Seccional de Campinas, e tramitam sob segredo de Justiça.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
IPTU 2025 de Piracicaba tem reajuste de 4,84%
Virada no tempo: Piracicaba terá volta chuvas frequentes e clima mais ameno
O post Câmara vai investigar vereador Otto Alejandro; entenda denúncias apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
-
Estado SP7 dias atrás🤝 CRSANS Campinas realiza 1ª reunião com representantes de municípios e instituições da sociedade civil
-
Estado SP7 dias atrás🚨 Escândalo do “Café”: Empresário de Piracicaba preso pela PF por esquema milionário com prefeituras de Limeira, Sumaré e Hortolândia
-
Mundo5 dias atrás🌍 CRISE NOS BASTIDORES DA COP30 | ONU ACUSA BRASIL DE FALHAS GRAVES EM SEGURANÇA E INFRAESTRUTURA
-
Brasil7 dias atrás💸 Cashback de impostos vai turbinar renda das famílias e movimentar o comércio formal a partir de 2027!
-
Cidades6 dias atrás🌍🏅 Sociedade Beneficente São Judas Tadeu coloca Sumaré no mapa mundial e recebe honraria pelos 80 anos da ONU
-
Notícias6 dias atrás🌧 ALERTA MÁXIMO: TEMPORAIS PODEM ATINGIR CAMPINAS NESTE FINAL DE SEMANA (15)
-
Agro6 dias atrás🌾 BRASIL BATE RECORDE: SAFRA DE GRÃOS 2025/26 DEVE CHEGAR A 354,8 MILHÕES DE TONELADAS, SEGUNDO A CONAB!
-
Agro6 dias atrás💥 CRISE NO CAMPO: PREÇO DO LEITE DESABA NO PARANÁ E PRODUTOR ENTRA EM ALERTA MÁXIMO





Deixe o seu Comentário