conecte-se conosco
 
 

Brasil

PAULÍNIA – VAZAMENTO DE ÁCIDO NA REPLAN CAUSA TRANSTORNOS E RISCOS

Publicado em

Imagem da internet

Um vazamento de ácido sulfúrico na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Refinaria de Paulínia (REPLAN), colocou em risco a segurança dos trabalhadores. O incidente ocorreu no último dia 05, durante operação de uma empresa terceirizada, a VEOLIA, e demonstrou a falta de preparo por parte da equipe da empresa para lidar com situações de emergências diante a produtos químicos.

Segundo relatos, o vazamento foi percebido de forma inusitada: “Minha bota estava derretendo”, afirmou um trabalhador que preferiu não se identificar. Apesar do risco, a área não foi isolada imediatamente. Além disso, segundo trabalhadores, um funcionário da terceirizada utilizou água para tentar conter o ácido, ação que, em vez de neutralizar o produto, poderia ter espalhado o material tóxico. O procedimento correto seria aplicar barrilha, produto adequado para neutralização do ácido.
Em resposta ao incidente, a empresa Veolia foi afastada das operações na refinaria e só poderá retornar após comprovar capacidade técnica e condições seguras para operar o sistema. O Sindipetro Unificado acompanha de perto a situação e exige rigor na apuração e nas medidas preventivas.
Felizmente, o acidente não fez nenhuma vítima grave, mas segundo o diretor do Sindipetro Unificado, Rodrigo Zanetti, liga um sinal de alerta muito grande: “Não podemos deixar que aconteçam equívocos como esses que podem ser fatais. Estamos testemunhando muitas ocorrências relacionadas a prestadoras de serviço e de contratos questionáveis. Os trabalhadores terceirizados devem ser protegidos, devidamente remunerados e treinados, apesar do sindicato defender prioritariamente a primeirização De todas as atividades. Ainda estamos apurando o que ocorreu, mas iremos cobrar explicações dos responsáveis por mais um acidente dentro da refinaria”.
Fonte: Sindpetro

 

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana