conecte-se conosco
   

Brasil

APÓS ANÚNCIOS DE NOVAS MEDIDAS, LULA VOLTA AO RS NESTA QUARTA (15)

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (15), pela terceira vez no mês de maio, para anunciar novas medidas ao estado. A decisão foi tomada após uma reunião de alinhamento entre os Três Poderes na última terça-feira (14).

O evento será realizado no auditório da Unisinos, em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, a partir das 12h30. Além de Lula, participaram do encontro: Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado; Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara; Edson Fachin, presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF); Rui Costa, ministro da Casa Civil; Fernando Haddad, ministro da Fazenda; Waldez Góes, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional; e Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e futuro ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.

A visita de Lula ao Rio Grande do Sul ocorre após o presidente enviar ao Congresso um projeto de lei complementar para suspender a dívida do estado por três anos — 36 meses. A dívida total do estado é estimada em cerca de R$ 98 bilhões. Segundo a proposta do governo federal, durante esse período, os juros que incidem sobre o estoque da dívida serão reduzidos a 0%. De acordo com a equipe econômica, o projeto deve abrir um espaço de R$ 23 bilhões nas contas do Rio Grande do Sul para priorizar gastos e investimentos na reconstrução do estado.

Para atuar como autoridade federal na nova estrutura, Lula escolheu Paulo Pimenta como ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. O atual ocupante da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República deve assumir o posto nesta quarta.

A situação no Rio Grande do Sul é crítica, com 149 mortes confirmadas, 112 desaparecidos e mais de 600 mil pessoas fora de casa. Ainda há 145 pontos de interdição nas rodovias, o que dificulta a circulação de pessoas e a chegada de ajuda. O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, vai ficar fechado até setembro por causa das enchentes.

As medidas anunciadas pelo presidente Lula visam a ajudar a população do Rio Grande do Sul a enfrentar essa situação difícil e a iniciar o processo de reconstrução. A visita do presidente ao estado é um sinal importante de que o governo federal está comprometido em fornecer o apoio necessário para superar essa crise.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana