conecte-se conosco
   

Brasil

CHUVAS NO RS: O PAPEL CRUCIAL DAS BOMBAS NA MITIGAÇÃO DAS INUNDAÇÕES

Publicado em

As chuvas intensas que têm atingido o Rio Grande do Sul trouxeram consigo uma série de desafios para as cidades gaúchas, incluindo a maior inundação da história do estado. Para enfrentar essa situação, cerca de 100 bombas de propulsão de água estão sendo utilizadas para ajudar a esvaziar as áreas inundadas.

Esses equipamentos estão sendo alugados e emprestados por várias entidades, incluindo a Sabesp, a Casan, a Corsan, empresários e produtores de arroz. A capacidade das bombas varia de acordo com sua potência. As bombas emprestadas de arrozeiros, por exemplo, são usadas para irrigar a plantação e têm capacidade de bombear entre 500 e 800 litros de água por segundo.

As bombas da Sabesp, por outro lado, são mais potentes, podendo bombear até 2,5 mil litros de água por segundo. Elas têm 4 metros de largura e 4 metros de comprimento, e o duto de saída tem 60 milímetros de diâmetro. Uma das vantagens dessas bombas é o fato de serem flutuantes, o que permite que sejam instaladas em áreas inundadas com mais facilidade.

No entanto, um dos maiores desafios é o fato de as bombas serem ligadas à energia elétrica. Por isso, não basta apenas instalá-las isoladamente, é preciso ter um gerador próximo que alimente a estrutura. Nesse aspecto, as bombas da Corsan, que são movidas a óleo diesel e têm um motor próprio, levam vantagem, pois não necessitam de conexão com a rede elétrica.

Os engenheiros do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) da capital gaúcha estão estudando fazer conexões que possam prolongar os canos das bombas. Isso permitiria que a água fosse bombeada para locais mais distantes, ajudando a aliviar as inundações em áreas mais amplas.

Essas bombas têm desempenhado um papel crucial na mitigação dos danos causados pelas chuvas e inundações no Rio Grande do Sul. No entanto, a situação ainda é desafiadora e requer a continuidade dos esforços de todos os envolvidos para superar essa crise.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana