Brasil
CMN AUTORIZA RENEGOCIAÇÃO DE CRÉDITO RURAL NO RIO GRANDE DO SUL
O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a renegociação de operações de crédito rural em municípios do estado do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes, alagamentos, chuvas intensas, enxurradas, vendaval, deslizamentos ou inundações. A resolução com as regras foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (13).
“Ficam as instituições financeiras, a seu critério, autorizadas a prorrogar de forma automática, para 15 de agosto de 2024, o vencimento das parcelas de principal e juros das operações de crédito rural que tenham vencimento de 1º de maio de 2024 a 14 de agosto de 2024”, diz o texto. A medida pretende minimizar os prejuízos aos produtores rurais causados pelas fortes chuvas no estado.
A norma tem validade para empreendimentos localizados em municípios do estado do Rio Grande do Sul, com decretação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública no período de 30 de abril a 20 de maio de 2024, reconhecida pelo governo federal. Segundo a resolução, as operações devem ser corrigidas pelos encargos contratuais pactuados para a situação de normalidade, podendo ser mantidas as fontes de recursos, dispensada a formalização de aditivo.
“Operações contratadas com recursos controlados, somente podem ser prorrogadas as que estavam em situação de adimplência em 30 de abril de 2024″, completa o documento.
Essa decisão do CMN é de grande importância para os produtores rurais do Rio Grande do Sul, que enfrentam dificuldades devido às condições climáticas adversas. A renegociação do crédito rural pode proporcionar um alívio financeiro significativo para esses produtores, permitindo-lhes continuar suas operações e contribuir para a economia local e nacional.
-
Cidades4 dias atrás
PAULÍNIA – HOMEM MORRE SOTERRADO EM ACIDENTE NAS OBRAS DA NOVA SEDE DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL
-
Brasil4 dias atrás
MORTES POR DENGUE SUPERAM AS DE COVID-19 EM 2024: O QUE ESTÁ POR TRÁS DA FALTA DE VACINAS E DA MÍDIA?
-
Brasil7 horas atrás
FRIGORÍFICOS BRASILEIROS PARAM DE FORNECER CARNES AO CARREFOUR
-
Brasil3 dias atrás
SUMARÉ RUMO AO FUTURO: DEPUTADO DALBEN E PREFEITO BUSCAM INVESTIMENTOS EM AUDIÊNCIA NO CONSULADO AMERICANO
-
Brasil5 dias atrás
MINISTROS DO STF VEEM OPERAÇÃO COMO AGRAVANTE PARA A SITUAÇÃO DE BOLSONARO EM NOVOS PROCESSOS
-
Brasil6 dias atrás
DETRAN DE TODO O BRASIL ALERTAM SOBRE NOVOS GOLPES VIA SMS: VEJA COMO SE PROTEGER
-
Brasil4 dias atrás
LULA ASSINA ACORDO COM CONCORRENTE DE MUSK. O QUE ESTÁ EM JOGO E QUAIS AS PERDAS PARA O BRASIL?
-
Brasil4 dias atrás
BC REJEITA PEC DA ESCALA 6 X 1 E AFIRMA QUE MEDIDA VAI CONTRA A MODERNIDADE DO TRABALHO
Deixe o seu Comentário