conecte-se conosco
   

Brasil

EXÉRCITO AFASTA MILITARES APÓS ” FAKE NEWS” SOBRE ROMPIMENTO DE DIQUE EM CANOAS (RS)

Publicado em

O Exército Brasileiro afastou, neste domingo (26), os militares envolvidos na propagação de uma notícia falsa sobre um suposto rompimento de um dique na cidade de Canoas, situada na região metropolitana de Porto Alegre. A informação falsa levou à evacuação do bairro Mathias Velho, um dos mais atingidos pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.

Ao longo da noite de domingo, moradores de Canoas foram orientados por militares a evacuar imediatamente o bairro por conta do suposto rompimento do dique, o que inundaria a região. No entanto, a estrutura não rompeu. Vídeos e relatos sobre o alerta circularam nas redes sociais, assustando moradores e tirando pessoas de casa.

O Exército admitiu que errou e definiu a situação como “um grave erro de procedimento”. Medidas administrativas foram adotadas para apurar rigorosamente os fatos. Os militares diretamente envolvidos foram afastados de suas atividades durante o processo de investigação.

Em nota, o Exército disse: “Militares que atuavam no Bairro Mathias Velho, souberam, sem confirmação, que um dique havia se rompido e imediatamente passaram a comunicar erradamente aos moradores da necessidade de evacuação das áreas consideradas em risco. O Exército Brasileiro esclarece que tal situação decorreu de um grave erro de procedimento”.

A própria prefeitura de Canoas desmentiu a informação nas redes sociais antes do Exército divulgar seu posicionamento.

As enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril deixaram mais de 160 mortos e 56 desaparecidos, segundo boletim deste domingo (26) da Defesa Civil. Outras quatro pessoas morreram de leptospirose, após contato com água contaminada. Este incidente destaca a importância da verificação de informações em situações de crise e a responsabilidade das autoridades em comunicar informações precisas ao público.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana