conecte-se conosco
 
 

Brasil

FAZENDA REVISA PROJEÇÃO DO PIB PARA 2,5% E INFLAÇÃO PARA 3,7% EM 2024

Publicado em

A Secretaria de Políticas Econômicas (SPE) do Ministério da Fazenda revisou a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2,5% em 2024. A nova expectativa oficial para o crescimento do PIB do país em 2024 é de 2,5%, alterada de 2,2% na edição anterior. A revisão inclui, também, uma melhora nas expectativas em relação ao crescimento da economia no primeiro trimestre, que foi reajustada de 0,7% para 0,8%.

Os técnicos da pasta também projetam inflação mais alta, em 3,7% ao fim do ano. A projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), por sua vez, foi elevada de 3,5% para 3,7% até o término do ano. Nas projeções para 2025, a expectativa para o crescimento do PIB foi mantida em 2,8%, enquanto o aumento do IPCA foi elevado de 3,2% para 3,3%.

Segundo o texto, o aumento nas estimativas consideraram a depreciação cambial recente nos preços livres e os impactos das fortes chuvas no Rio Grande do Sul na oferta e nos preços de produtos in natura, arroz, carnes e aves. A SPE projeta ainda uma alta nos preços desses alimentos nos próximos dois meses, mas com tendência de queda nos meses seguintes, com a normalização da oferta.

A SPE esclareceu, no entanto, que as estimativas para o PIB não consideram os impactos da calamidade no Rio Grande do Sul. Segundo o texto, o peso do PIB do estado, de aproximadamente 6,5% na economia do país, deverá registrar perdas principalmente no segundo trimestre, mas que devem ser parcialmente compensadas ao longo dos trimestres posteriores.

Essas revisões nas projeções do PIB e da inflação refletem as mudanças recentes no cenário econômico brasileiro, incluindo a depreciação cambial e os impactos das chuvas no Rio Grande do Sul. A atualização dessas estimativas é crucial para o planejamento econômico do país e para a tomada de decisões de política econômica.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana