Brasil
FIM DA SAIDINHA PODE GERAR INSTABILIDADE, DIZ CHEFE DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO
O chefe da Defensoria Pública da União, Leonardo Magalhães, em entrevista à CNN, alertou que o fim da Lei da saidinha para presos em ressocialização “pode gerar instabilidade”. A declaração vem em meio a discussões sobre a proposta de lei que visa acabar com as saídas temporárias de presos para visitar familiares em datas festivas.
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei das “saidinhas” em março de 2024. O texto propõe o fim das saídas temporárias de presos para visitar familiares, além de endurecer as exigências para a concessão do benefício. No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o trecho que impedia o preso do regime semiaberto de visitar a família.
A Defensoria Pública da União (DPU) se manifestou a favor do veto realizado pelo presidente. Em nota divulgada, a DPU afirmou que a lei das saidinhas é inconstitucional e pode causar uma instabilidade nos presídios. Segundo a DPU, as alterações propostas pela Lei nº 14.843/2024 afrontam tanto o princípio da dignidade da pena, que garante a presas e presos o respeito à sua integridade física e moral, quanto o princípio da individualização da pena.
A DPU também alerta para um aumento de gasto público com a lei em decorrência da compra e manutenção de grande quantidade de tornozeleiras eletrônicas e na contratação de profissionais para a realização dos exames criminológicos. Além disso, a DPU destaca que existem presidiários que são submetidos “a tratamento desumano e degradante em unidades prisionais superlotadas”.
A discussão sobre o fim da Lei da saidinha traz à tona questões complexas sobre o sistema prisional brasileiro. Enquanto alguns argumentam que a medida é necessária para garantir a segurança pública, outros, como a DPU, alertam para as potenciais consequências negativas, incluindo a instabilidade nos presídios e o aumento dos gastos públicos.
-
Brasil4 dias atrás
HORTOLÂNDIA ANUNCIA CRECHE NOTURNA PARA CRIANÇAS DE ATÉ 3 ANOS: APOIO ÀS FAMÍLIAS TRABALHADORAS
-
Cidades21 horas atrás
PAULÍNIA – HOMEM MORRE SOTERRADO EM ACIDENTE NAS OBRAS DA NOVA SEDE DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL
-
Brasil4 dias atrás
NOVOS DELEGADOS CHEGAM ÀS DELEGACIAS DA MULHER EM SUMARÉ E REGIÃO
-
Brasil6 dias atrás
CURSO ONLINE E GRATUITO DA EMBRAPA COM CERTIFICAÇÃO ATRAÍ AMANTES DO AGRO EM TODO O BRASIL
-
Cidades5 dias atrás
FATEC SUMARÉ ABRE INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR 2024: CONFIRA DETALHES E COMO PARTICIPAR
-
Brasil5 dias atrás
PREFEITOS EXIGEM DO G20 U$ 800 BILHÕES ANUAIS PARA ENFRENTAR A CRISE CLIMÁTICA ATÉ 2030
-
Brasil2 dias atrás
DETRAN DE TODO O BRASIL ALERTAM SOBRE NOVOS GOLPES VIA SMS: VEJA COMO SE PROTEGER
-
Brasil20 horas atrás
LULA ASSINA ACORDO COM CONCORRENTE DE MUSK. O QUE ESTÁ EM JOGO E QUAIS AS PERDAS PARA O BRASIL?
Deixe o seu Comentário