conecte-se conosco
 
 

Brasil

GUAÍBA PODER RECEBER VOLUME DE ÁGUA EQUIVALENTE AO DE ITAIPU EM MAIO

Publicado em

As chuvas que vêm castigando o Rio Grande do Sul já levaram ao lago Guaíba, apenas nos primeiros sete dias do mês de maio, cerca de 14 trilhões de litros de água. A quantidade representa aproximadamente metade do volume total do reservatório da usina hidrelétrica de Itaipu. Com a previsão de chuva para os próximos dias, a quantidade de água que chega ao lago pode dobrar e atingir os 29 trilhões de litros até o dia 17 de maio. Ou seja, o volume total do reservatório de uma das maiores hidrelétricas do mundo.

O cálculo é do IPH (Instituto de Pesquisas Hidrológicas) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Normalmente numa velocidade de 1,2 milhão de litros por segundo, o pico da vazão durante a cheia chegou a 30 milhões de litros por segundo no dia 5 de maio. Este dilúvio em curto período fez o Guaíba, que tem em média 2 metros de profundidade, saltar para o nível de 5,2 metros – superando o recorde histórico registrado na cheia que alagou Porto Alegre em 1941 e alagando boa parte da capital gaúcha.

O lago Guaíba, depois de atingir 5,35 metros no pico da cheia, se manteve na casa dos 4,7 metros nesta sexta-feira (10). Ainda em níveis elevados, os rios Jacuí, Sinos, Gravataí e Taquari, que desaguam no lago e causaram a inundação, também mantiveram a redução. O cenário, no entanto, pode mudar. Em nota técnica conjunta, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e outros órgãos federais alertaram para a previsão de chuvas volumosas e ventos desfavoráveis para o escoamento da água.

A situação é crítica e muito grave. Foi uma chuva muito fora do que a gente estava acostumado e as previsões infelizmente são de uma cheia duradoura. A decisão final sobre a desoneração da folha de pagamento é aguardada com grande expectativa, pois tem implicações significativas para a economia brasileira.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana