conecte-se conosco
   

Geral

INVESTIMENTO EM INOVAÇÃO: GOVERNO EXIGE QUE MONTADORAS INVISTAM 1,8% DA RECEITA EM PESQUISA PARA ADERIREM AO MOVER

Publicado em

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma portaria com requisitos para habilitar empresas ao programa Mobilidade Verde, o Mover. A nova medida exige que montadoras de carros leves invistam ao menos 1,8% de suas receitas em pesquisa e desenvolvimento, a partir de 2029.

O Mover é um programa que cria uma linha de crédito especial para empresas do setor de mobilidade e logística, com a contrapartida de investimento em pesquisa. A iniciativa visa incentivar a descarbonização de carros, caminhões e ônibus.

A portaria assinada estabelece regras para as empresas que aderirem ao projeto e punições em caso de descumprimento dos requisitos. As companhias precisarão investir uma porcentagem de sua renda bruta em pesquisas para aumentar a sustentabilidade de carros, ônibus e caminhões. A taxa de investimento varia com o tempo e com o tipo de veículo, e pode chegar a 1,8%.

Em contrapartida, as empresas receberão incentivos tributários que podem chegar a R$ 19,5 bilhões até 2028. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou que o Mover é o maior programa de estímulo à mobilidade e descarbonização de toda a história da indústria automotiva.

Esta nova exigência do governo representa um passo significativo para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento no setor automotivo. Ao incentivar as montadoras a investir em inovação, o governo espera acelerar a transição para veículos mais sustentáveis e combater as mudanças climáticas.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana