conecte-se conosco
   

Brasil

MINISTÉRIO DAS MULHERES INVESTIGA DENÚNCIAS DE ABUSO EM ABRIGOS DO RIO GRANDE DO SUL

Publicado em

O Ministério das Mulheres do Brasil está investigando denúncias de abusos contra meninas e mulheres em abrigos que acolhem vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As denúncias foram feitas durante uma reunião de três horas entre a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e 40 representantes de movimentos sociais, entidades e deputadas federais e estaduais.

Os relatos de abuso são genéricos, sem detalhes específicos de onde ou quantos casos teriam acontecido. Diante disso, a primeira medida do Ministério será enviar uma equipe in loco e preparar um protocolo para atuar junto às autoridades locais.

O Ministério das Mulheres planeja criar um fluxo em casos de tragédias com perspectiva de gênero, como solicitado pelos movimentos sociais. A pasta também se comprometeu a verificar a viabilidade de abrigos exclusivos para mulheres e, se não for possível algo imediato, pensar em soluções dentro desses locais para que não haja violação dos direitos femininos.

De acordo com relatos de mais de uma representante que falou durante a reunião, abusadores estariam se aproveitando da vulnerabilidade das vítimas com a aglomeração e a falta de energia e de banheiros separados. A comunidade também se queixa de estar perdida, sem saber onde e como oficializar as denúncias sobre esses crimes.

Além disso, o Ministério dos Direitos Humanos disponibilizou novos canais do Disque 100 para receber denúncias de violações de direitos humanos. A situação é crítica e requer a atenção e ação de todos. A sociedade civil, por meio de movimentos sociais e entidades, está desempenhando um papel crucial na denúncia da situação e na busca por soluções para essa crise.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana