Brasil
MUDANÇA NA CORREÇÃO DO FGTS PODE AUMENTAR JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO
Uma mudança na correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ter um impacto significativo nos juros do crédito imobiliário. A discussão sobre a mudança na correção do FGTS está atualmente em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
Atualmente, o FGTS rende a Taxa Referencial (TR) acrescida de 3% ao ano. O que está sendo analisado no STF é que a correção seja a mesma aplicada na poupança, que é a TR somada a 6% ao ano.
Se o FGTS render mais, o custo dos recursos encarece e os juros para o crédito imobiliário também ficarão mais caros. Segundo estudos da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a alteração tira o acesso à casa própria de 13 milhões de famílias de baixa renda. Isso porque, hoje, o custo médio de uma parcela de crédito imobiliário consome 25% da renda dessas famílias. Com a mudança, esse percentual passa para 31%.
A vice-presidente de Habitação da Caixa, Inês Magalhães, afirmou que a alteração pode majorar as taxas de juros de financiamento imobiliário realizadas com o fundo. Ela reforça que se o rendimento do fundo aumentar, os juros do financiamento habitacional vão ficar mais caros.
O FGTS é a principal fonte de recursos para o crédito imobiliário para famílias de baixa renda, como o Minha Casa, Minha Vida, com taxas de juros mais baixas, o que deixa os valores das parcelas menores, permitindo que famílias mais pobres possam ter acesso ao programa.
A mudança na correção do FGTS é uma questão complexa que tem implicações significativas para o crédito imobiliário e para as famílias de baixa renda no Brasil. À medida que o julgamento no STF continua, o país aguarda para ver como essa mudança potencial poderia remodelar o cenário do crédito imobiliário.
-
Brasil7 dias atrás
HORTOLÂNDIA ANUNCIA CRECHE NOTURNA PARA CRIANÇAS DE ATÉ 3 ANOS: APOIO ÀS FAMÍLIAS TRABALHADORAS
-
Cidades3 dias atrás
PAULÍNIA – HOMEM MORRE SOTERRADO EM ACIDENTE NAS OBRAS DA NOVA SEDE DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL
-
Brasil7 dias atrás
NOVOS DELEGADOS CHEGAM ÀS DELEGACIAS DA MULHER EM SUMARÉ E REGIÃO
-
Brasil3 dias atrás
MORTES POR DENGUE SUPERAM AS DE COVID-19 EM 2024: O QUE ESTÁ POR TRÁS DA FALTA DE VACINAS E DA MÍDIA?
-
Brasil4 dias atrás
MINISTROS DO STF VEEM OPERAÇÃO COMO AGRAVANTE PARA A SITUAÇÃO DE BOLSONARO EM NOVOS PROCESSOS
-
Brasil2 dias atrás
SUMARÉ RUMO AO FUTURO: DEPUTADO DALBEN E PREFEITO BUSCAM INVESTIMENTOS EM AUDIÊNCIA NO CONSULADO AMERICANO
-
Brasil5 dias atrás
DETRAN DE TODO O BRASIL ALERTAM SOBRE NOVOS GOLPES VIA SMS: VEJA COMO SE PROTEGER
-
Brasil3 dias atrás
LULA ASSINA ACORDO COM CONCORRENTE DE MUSK. O QUE ESTÁ EM JOGO E QUAIS AS PERDAS PARA O BRASIL?
Deixe o seu Comentário