conecte-se conosco
   

Geral

O VÍRUS QUE MAIS CAUSA CÂNCER NO MUNDO, SEGUNDO ESPECIALISTAS

Publicado em

O Papilomavírus Humano (HPV) é o vírus que mais causa câncer no mundo, de acordo com especialistas. Este vírus é responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente globalmente. Existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais pelo menos 14 são cancerígenos (também conhecidos como tipos de alto risco).

O HPV é transmitido principalmente por contato sexual. A maioria das pessoas é infectada logo após o início da atividade sexual. Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas. Também há evidências científicas que relacionam o HPV com cânceres do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe.

O câncer do colo do útero é a principal causa de morte entre mulheres na América Latina e no Caribe. Apesar de ser altamente evitável, a doença mata 35,7 mil mulheres a cada ano nas Américas. A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) pode reduzir significativamente o risco deste tipo de câncer.

No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou em 2017 dados preliminares do Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo HPV, mostrando que a prevalência do vírus na população brasileira é de 54,6%.

A conscientização sobre o HPV e a importância da vacinação são fundamentais para prevenir o câncer. A vacinação contra o HPV, o rastreamento e o tratamento de lesões de forma precoce podem prevenir novos casos e mortes. Se detectado precocemente, o câncer do colo do útero pode ser tratado e curado.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana