conecte-se conosco
   

Cidades

OPERAÇÃO ESPUMA: APREENSÃO DE 14 PESSOAS POR FALSIFICAÇÃO DE CERVEJAS ABALA INTERIOR DE SÃO PAULO

Publicado em

Em uma operação sem precedentes, a Polícia Militar prendeu 14 pessoas envolvidas em um esquema de falsificação de cervejas em Sorocaba, no interior de São Paulo. A operação, que ocorreu entre quinta-feira (8) e segunda-feira (11), resultou na apreensão de 510 caixas de cerveja com rótulos adulterados.

Os criminosos confessaram que compravam bebidas mais baratas e substituíam os rótulos por marcas mais caras e conhecidas no mercado. As denúncias foram recebidas pela Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) e enviadas à polícia pela organização.

A operação revelou que as substituições eram feitas em barracões sem nenhuma higiene, onde ocorria a contaminação do produto. Desde janeiro de 2024, 15 fábricas foram denunciadas pela associação pela falsificação de cervejas.

Os presos, que tinham entre 18 a 38 anos, foram conduzidos ao 4° e ao 6º Distrito Policial e permaneceram à disposição da Justiça. Eles foram detidos por crimes contra relações de consumo e organização criminosa.

A ABCF atribui as falsificações à extinção do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), em 2016, que abriu espaço para o crescimento “exponencial” do mercado ilegal no setor. A associação defende a volta “imediata da rastreabilidade no setor de bebidas a fim de combater a sonegação, falsificação, contrabando de maneira efetiva e de aumentar exponencialmente a arrecadação do setor, gerando um ambiente mais leal de concorrência para as empresas que trabalham dentro da legalidade”.

Esta operação marca um marco importante na luta contra a falsificação de bebidas e destaca a necessidade de maior fiscalização e controle na indústria de bebidas.

Equipe Auge1

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana