conecte-se conosco
 
 

Geral

REVOLUÇÃO NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE PELE: VACINA PERSONALIZADA ENTRA NA FASE FINAL DE TESTES

Publicado em

A esperança de um tratamento mais eficaz contra o melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele, está mais próxima da realidade. A vacina mRNA-4157 (V940), desenvolvida pela Moderna em parceria com a MSD, iniciou sua última fase de testes clínicos em pacientes com melanoma avançado. Este é o passo final antes de ser submetida para aprovação pelos órgãos reguladores.

A mRNA-4157 (V940) utiliza a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), a mesma empregada nas vacinas contra a Covid-19. No entanto, seu diferencial é ser uma vacina personalizada, adaptada às necessidades específicas de cada paciente. Isso significa que a composição do imunizante é ajustada para atacar os neoantígenos – proteínas específicas das células cancerígenas – identificados através do sequenciamento genético do tumor de cada paciente.

Nos testes clínicos de fase 2, a combinação da vacina com o medicamento imunoterápico Keytruda (pembrolizumabe) mostrou uma redução de 44% no risco de recidiva do câncer de pele ou morte em pacientes com melanoma de estágios III ou IV após três anos, em comparação com aqueles que receberam apenas Keytruda. Agora, na fase 3, a eficácia e segurança da vacina estão sendo avaliadas em um grupo maior de pacientes.

Um dos primeiros a receber a vacina nesta fase final é o britânico Steve Young, de 52 anos, diagnosticado com melanoma no couro cabeludo no ano passado. “Sinto-me sortudo por fazer parte deste ensaio clínico. Esta é a minha melhor chance de impedir o retorno do câncer”, disse Young em um comunicado à imprensa.

Se os resultados da fase 3 forem positivos, a vacina será submetida para avaliação das entidades reguladoras. Uma vez aprovada, passará por ensaios de fase 4, que permitirão acompanhar os eventos adversos por um período maior nos pacientes que receberam a vacina.

O melanoma representa 4% das neoplasias malignas na pele no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A introdução de uma vacina personalizada como a mRNA-4157 (V940) pode revolucionar o tratamento e oferecer uma nova esperança para pacientes em todo o mundo.

Acompanhe as atualizações sobre este avanço promissor na luta contra o câncer de pele e torça para que a mRNA-4157 (V940) se torne uma realidade acessível a todos que precisam.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana