conecte-se conosco
   

Brasil

SECA NO AMAZONAS: CIDADE DE ENVIRA SOFRE COM DESABASTECIMENTO DE COMIDA E MEDICAMENTOS

Publicado em

A cidade de Envira, localizada a 1,2 mil quilômetros da capital Manaus, enfrenta uma situação crítica devido à estiagem severa que assola a região. O período de seca na Amazônia começou no fim do mês passado e deve persistir até o início de novembro. Sem chuvas suficientes, a população de Envira está temendo a falta de recursos essenciais.

Um dos quatro poços que abastecem a cidade secou, levando à adoção de medidas de racionamento. Um caminhão improvisado com duas caixas d’água tem sido usado para suprir a sede de pelo menos 7 mil pessoas em bairros afetados. No entanto, as caixas d’água têm capacidade para apenas 10 mil litros, exigindo três viagens diárias para atender a demanda.

Além disso, mais da metade do setor comercial de Envira é abastecida pelo município de Feijó (AC), cujas mercadorias são transportadas pelo Rio Envira. Com o rio medindo apenas 1,15 metro na foz do Jurupari, as embarcações não conseguem chegar, afetando o fornecimento de alimentos e medicamentos. A situação é ainda mais grave nas áreas rurais, onde a população enfrenta dificuldades para pescar, manter plantações e adquirir alimentos e remédios.

Cerca de 10 mil pessoas, mais da metade da população do município, estão prejudicadas pela seca na zona urbana e rural. Comunidades tradicionais, como a Aldeia Macapá, no Rio Acuraua, também sofrem com o isolamento e a escassez de recursos básicos.

A situação é alarmante, e a cidade clama por apoio das autoridades para enfrentar essa crise humanitária. É urgente que medidas sejam tomadas para garantir o abastecimento de água, alimentos e medicamentos, independentemente de qualquer consideração política.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana