conecte-se conosco
   

Brasil

STF CONDENA RÉU POR DERRUBAR RELÓGIO HISTÓRICO DE DOM JOÃO VI

Publicado em

O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão importante nesta sexta-feira (28), formando maioria de votos para condenar Antonio Claudio Alves Ferreira. O réu é responsável por derrubar um relógio histórico do século XVII durante os ataques ocorridos em 8 de janeiro no Palácio do Planalto. Ferreira está preso desde janeiro de 2023, e o relator da ação é o ministro Alexandre de Moraes.

Os crimes pelos quais Ferreira foi condenado incluem associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. O julgamento ocorre em sessão virtual, iniciada em 21 de junho e encerrada às 23h59 desta sexta-feira.

O relógio histórico, que foi danificado por Ferreira, é uma peça valiosa. Enviado à Suíça para restauração em dezembro, o objeto do século 17, coberto por cascos de tartaruga, foi um presente da Corte Francesa para a Coroa Portuguesa. Desenhado por André-Charles Boulle e fabricado pelo relojoeiro francês Balthazar Martinot, esse relógio é uma parte importante da história.

A pena proposta por Moraes é de 17 anos de prisão em regime inicial fechado, além de multa e indenização de R$ 30 milhões em conjunto com outros condenados. O STF reafirma seu papel na defesa do patrimônio e da ordem democrática, garantindo que atos criminosos não fiquem impunes.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana