conecte-se conosco
   

Estado SP

TARCÍSIO ANUNCIA PLANO DE R$130 BILHÕES PARA NOVAS LINHAS DE METRÔ E TRENS RÁPIDOS PARA O INTERIOR

Publicado em

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou um ambicioso plano de investimentos para a expansão da rede metroferroviária do estado. Com investimentos estimados em R$ 130 bilhões, o plano contempla a adição de 890 quilômetros à rede metroferroviária.

O programa, batizado de “São Paulo nos Trilhos”, será lançado oficialmente na quarta-feira, 29 de maio. Na ocasião, Tarcísio assinará o contrato da parceria público-privada para o Trem Intercidades (TIC), que ligará a capital até Campinas. O leilão para o projeto ocorreu no fim de fevereiro.

O anúncio desta semana contempla novas linhas de metrô, a construção de mais estações na rede existente, concessão de linhas da CPTM e estudos para outros trens de média velocidade entre grandes cidades do estado. Um dos aspectos inovadores do plano é a concessão à iniciativa privada de uma linha existente de metrô com a construção de uma nova.

O novo modelo começará, ainda em 2025, com o leilão conjunto da Linha 1-Azul (a mais antiga de São Paulo) e da Linha 20-Rosa (que precisará ser executada do zero). A ideia é permitir que a futura concessionária tenha geração de caixa imediata, com as receitas das tarifas já existentes, o que ajuda na obtenção de financiamento junto a bancos.

Até o fim de 2025, ainda estão previstos os leilões de concessão (pura ou PPP) dos seguintes projetos: Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix da CPTM, e TIC São Paulo-Sorocaba. Também haverá anúncios de ampliação, com recursos públicos, das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô (duas novas estações em cada linha).

A maioria dos projetos incluídos no plano “São Paulo nos Trilhos”, entretanto, ficará para 2027 em diante. O secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, explicou que o fim do mandato de Tarcísio em 2026 não é empecilho para o desenvolvimento dos estudos. Este plano representa um passo significativo para o desenvolvimento da infraestrutura de transporte do estado de São Paulo e promete trazer melhorias significativas para a mobilidade urbana na região.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana