conecte-se conosco
 
 

Brasil

USINA MÓVEL TRANSFORMA ENTULHO EM MATERIAL PARA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS NA REGIÃO

Publicado em

O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) apresentou recentemente uma inovação que promete contribuir para a manutenção de estradas e calçadas. Trata-se de uma usina móvel que transforma entulho em pedriscos reutilizáveis.

A estrutura, acoplada a um caminhão, percorrerá cidades como Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia, que fazem parte do consórcio. O investimento de R$ 3,5 milhões foi realizado por meio do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição), do Governo do Estado de São Paulo.

A Usina Móvel de RCC (Resíduos da Construção Civil) tritura até 100 toneladas de entulho por hora, incluindo tijolos, concreto, telhas e blocos cerâmicos. Após o processo de moagem, os resíduos são transformados em pedriscos que podem ser reutilizados na manutenção e recuperação de estradas rurais, além de servirem para a fabricação de passeios de praças, prédios públicos e pátios de escolas. A usina também separa materiais como ferros e pregos para destinação adequada.

O presidente do Consimares, Maurício Baroni, destacou a importância dessa iniciativa: “Agora, vamos reciclar esses resíduos da construção civil, muitas vezes descartados de modo irregular, e transformá-los em um material que pode ser utilizado novamente em estradas rurais, sub-base para asfalto, tapa-buraco, dentre outros”.

A usina está em fase final de testes e, quando entrar em funcionamento definitivamente, atenderá outras cidades da região. Uma solução sustentável que beneficia a infraestrutura e o meio ambiente.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana