Política
Câmara adia análise de pedido de Comissão Processante contra Mariana Conti

A Câmara Municipal de Campinas informou que a Procuradoria Jurídica da Casa concluiu a análise do pedido de instauração de CP (Comissão Processante) apresentado pelo vereador Nelson Hossri (PSD) contra a vereadora Mariana Conti (PSOL). O pedido solicita a apuração de uma suposta infração político-administrativa, apontada como incompatível com o decoro parlamentar.
De acordo com o texto da denúncia, a vereadora teria se afastado do mandato para participar de uma missão não oficial, sem relação direta com as funções legislativas, o que configuraria, segundo o autor, uma violação ao princípio da moralidade administrativa.
Qual foi a decisão da Procuradoria?
A Procuradoria Jurídica baseou seu parecer no artigo 15 da Lei Orgânica do Município, que segue a mesma diretriz do artigo 56 da Constituição Federal, segundo o qual o parlamentar licenciado não perde o mandato. Com esse entendimento, o órgão recomendou que a tramitação da denúncia seja adiada enquanto perdurar a licença da vereadora, que se encerra em 25 de outubro.
Dessa forma, a Presidência da Câmara determinou que o pedido de abertura da Comissão Processante seja apenas lido em Plenário, ficando a votação sobre seu recebimento adiada para a primeira reunião ordinária após o término da licença.
Licença da vereadora Mariana Conti na Câmara
Mariana Conti solicitou duas licenças não remuneradas para participar da Global Sumud Flotilha, que, segundo ela, é uma ação internacional humanitária destinada a furar o bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza, reunindo dezenas de embarcações.
A primeira licença vigorou entre 26 de agosto e 25 de setembro. A segunda, ainda em andamento, começou em 26 de setembro e segue até 25 de outubro. A Constituição Federal permite que parlamentares se afastem por motivos particulares por até 120 dias, sem risco de perda do mandato.
Próximos passos
Para que a denúncia seja aceita, é necessária aprovação por maioria simples dos vereadores presentes. Se for acolhida, uma Comissão Processante será formada por três parlamentares escolhidos por sorteio; caso contrário, o processo será arquivado.
Em sua página do Instagram, Hossri afirma que após a missāo, Mariana Conti é vista como terrorista pelo govenro de Israel, o que caracterizaria quebra de decoro parlamentar.
“Hoje se encontra tratada como terrorista pelo governo de Israel, presa por entrar em uma zona de guerra e ser constatado que o carregamento de alimentos era quase inexistente na embarcação. Eu quero explicar que mesmo a vereadora estando de licença, o decoro parlamentar é uma obrigação”,
afirmou.
Pedido de instauração de CP foi apresentado pelo vereador Nelson Hossri (Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Campinas)
Captura e suposto sequestro
A vereadora do PSOL está entre os dez brasileiros que estavam em barcos da “Flotilha Global Sumud”, interceptados por forças israelenses na última quarta-feira (1). O objetivo, de acordo com a vereadora, era levar ajuda hunanitária para Gaza. Ao todo, 500 pessoas de mais de 40 países estavam a bordo de 49 embarcações.
Após a captura, o Ministério das Relações de Israel declarou, na quinta-feira (2), que a tentativa da flotilha de chegar à Faixa de Gaza foi encerrada e classificou a ação como “provocação”.
Além disso, afirmou que todos os passageiros estavam bem e seriam levados para Israel, onde passariam por protocolos de deportação.
Em suas redes sociais, Mariana Conti publicou, nesta quarta-feira (8), vídeos informando que desembarcará no Aeroporto de Guarulhos nesta quinta-feira (9), às 10h40.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Campanha Nacional de Multivacinação em Piracicaba terá Dia D; veja quando
Hospital Regional implanta programa para tratamento de cálculos renais e reduz tempo de espera no SUS
O post Câmara adia análise de pedido de Comissão Processante contra Mariana Conti apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
-
Cidades6 dias atrás
🎉 15ª Festa Tim “Sonho de Criança”, a maior da Cidade, com estrutura para mais de 3 mil crianças será dia 19 em Sumaré
-
Notícias6 dias atrás
🏅 Deputado Dirceu Dalben recebe mais um título de Cidadão Municipal – Cidadão Cosmoramense
-
Estado SP7 dias atrás
🚨 Polícia Federal solicita acesso ao material apreendido em operação contra bebidas adulteradas com metanol
-
Notícias6 dias atrás
🧪 Pesquisadores da UEPB desenvolvem Canudo inteligente para detectar metanol em bebidas adulteradas
-
Cidades2 dias atrás
🟥 SUMARÉ EM CHOQUE: CRIME PASSIONAL REVELA TRAGÉDIA E ALERTA PARA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO PARQUE DAS NAÇÕES
-
Brasil6 dias atrás
💻 Violência digital contra a Mulher passará a integrar a Lei Maria da Penha: CCJ aprova atualização
-
Cidades2 dias atrás
⚖️ Câmara de Sumaré ignora denúncia de assédio moral: Fernanda Nagao foi denunciar em Brasília!
-
Brasil2 dias atrás
🚨 BEBIDAS FALSIFICADAS | Facebook Remove Grupo com Mais de 11 Mil Integrantes Após Ação da AGU
Deixe o seu Comentário