conecte-se conosco
 
 

Geral

SURTO DE DENGUE NO BRASIL: UMA CRISE DE SAÚDE PÚBLICA

Publicado em

O Brasil está enfrentando um surto sem precedentes de dengue, com mais de 1,8 milhão de casos registrados nas primeiras 11 semanas de 2024. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que este surto pode ser o pior da história, não apenas no Brasil, mas em toda a América do Sul.

A OMS observou um aumento significativo de casos em toda a América Latina e no Caribe. No entanto, três países – Brasil, Paraguai e Argentina – representam 92% dos casos e 87% das mortes relacionadas ao vírus. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirmou que o surto de dengue no Brasil faz parte de um “grande aumento em escala global” da doença.

O Brasil registrou 1.889.206 casos de dengue nas primeiras onze semanas deste ano, um número inédito. Este é o maior número desde o início da série histórica, em 2000. Além disso, até o momento, 561 mortes foram confirmadas desde janeiro e 1.020 seguem em investigação.

Nove unidades da federação já decretaram emergência por causa da doença: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá e Distrito Federal.

A OMS e outras organizações internacionais estão acompanhando de perto a situação e trabalhando para apoiar os esforços de controle da doença. A OMS também está explorando uma nova via de colaboração com o Instituto Butantan para acelerar a produção local de novas vacinas avançadas no Brasil.

Este surto de dengue destaca a necessidade urgente de medidas eficazes de controle de vetores, bem como o desenvolvimento e implementação de vacinas eficazes. A situação atual é um lembrete contundente de que a dengue continua sendo uma ameaça significativa para a saúde pública no Brasil e em toda a América Latina.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana