conecte-se conosco
   

Brasil

RORAIMA: ESTADO EM CRESCIMENTO APÓS AUSÊNCIA TOTAL DO PT

Publicado em

Roraima, o estado mais ao norte do Brasil, tem chamado a atenção recentemente por dois motivos principais: seu rápido crescimento populacional e a ausência de políticos do Partido dos Trabalhadores (PT) em cargos eletivos.

Roraima foi o único estado do país em que todos os municípios cresceram e não perderam habitantes. O estado atingiu a marca de 636.303 pessoas, um crescimento de 41,25%, segundo os primeiros dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Roraima foi o estado com a maior taxa de crescimento anual no período de 12 anos (2,92%).

Em relação à política, Roraima se destaca pela ausência de representantes do PT. Nas eleições de 2022, o PT, assim como outros partidos de esquerda, não conseguiu eleger seus principais nomes. Apesar disso, o PT afirma que não acabou em Roraima.

O governador Antonio Denarium, em uma declaração após as últimas eleições, alegou ter “acabado com o PT em Roraima” por não eleger candidatos da sigla em qualquer nível da administração pública. No entanto, a secretária do PT em Roraima, Antônia Pedroso, contestou essa afirmação, argumentando que o PT continua a ter uma presença significativa no estado.

A resposta para o rápido crescimento de Roraima pode ser complexa e multifacetada. Pode estar relacionada a uma série de fatores, incluindo políticas governamentais, oportunidades econômicas, migração e outros fatores sociais e demográficos. No entanto, é importante notar que o crescimento populacional não está necessariamente ligado à ausência do PT ou a qualquer outro partido político.

Roraima está passando por um período de rápido crescimento e mudança. Enquanto o estado continua a crescer, o cenário político está mudando. A ausência do PT é notável, mas o impacto dessa ausência no crescimento do estado ainda é uma questão em aberto. O futuro de Roraima certamente será interessante de se acompanhar, e o fato de não haver nenhum cargo eletivo ocupado pelo partido em todo estado abre um precedente exemplar a outros estados da Federação. Principalmente no esse São Paulo onde o Governador Tarcísio de Freitas tem alto índice de aprovação e o PT altíssimo índice de rejeição.

Vamos acompanhar atentamente as eleições municipais e ver se esse episódio se repete.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana