conecte-se conosco
 
 

Geral

CHIQUINHO BRAZÃO: RELATORA APRESENTA PARECER FAVORÁVEL À CASSAÇÃO; DEPUTADO DIZ SER INOCENTE

Publicado em

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (15/5), o parecer preliminar da deputada federal Jack Rocha (PT-ES) favorável à admissibilidade do processo de cassação contra Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ).

Chiquinho Brazão é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em março de 2018 no Rio de Janeiro. O pedido de cassação contra Brazão foi apresentado pelo PSol, mesmo partido de Marielle Franco, por quebra de decoro parlamentar.

A deputada Jack Rocha votou pela admissibilidade da representação que pode resultar na cassação do mandato do deputado Chiquinho Brazão. Agora, o colegiado, formado por 20 deputados, deve referendar ou não o parecer da deputada.

Chiquinho Brazão, que está preso desde 24 de março, participou da sessão por meio de teleconferência e reafirmou sua inocência. Ele argumentou que possui votações boas tanto em áreas de milícia quanto em áreas do tráfico.

Se o Conselho referendar o parecer da deputada do PT, o processo seguirá no Conselho, que dará um parecer sobre o caso, que pode ser pela cassação do mandato, por uma punição mais branda, como suspensão ou advertência, ou pelo arquivamento. A palavra final é sempre do plenário da Câmara, composto por 513 deputados, que pode seguir ou não a recomendação do conselho.

A aprovação do parecer preliminar da deputada Jack Rocha marca um importante passo no processo de cassação contra Chiquinho Brazão. No entanto, o deputado mantém sua defesa e insiste em sua inocência. O desfecho deste caso dependerá das próximas etapas do processo no Conselho de Ética e, finalmente, da decisão do plenário da Câmara.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana