Geral
CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA REINCIDENTES EM CRIMES SEXUAIS: UMA SOLUÇÃO CONTROVERSA APROVADA PELO SENADO
Em uma decisão que tem gerado debates acalorados, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou um projeto de lei que prevê a castração química voluntária para quem for condenado mais de uma vez por crimes sexuais. A votação terminou com 17 votos a favor e 3 contra.
O projeto, de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), permite que o criminoso opte pelo tratamento hormonal para castração química e assim obter liberdade condicional. Inicialmente, o projeto também previa a possibilidade de castração física, mas essa previsão foi retirada pelo relator, senador Angelo Coronel (PSD-BA).
A proposta tramita em regime terminativo na CCJ. Isso significa que, caso nenhum senador apresente recurso para levar o projeto para votação no plenário do Senado em cinco dias após a aprovação, ele vai direto para a Câmara dos Deputados.
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), votou contra o projeto e contestou a efetividade da castração química para que o estuprador não volte a cometer o crime. Ele argumentou que uma pessoa que comete tais crimes já tem problemas psicológicos e que, mesmo após a castração química, poderia continuar a cometer atos violentos.
Por outro lado, o autor do projeto, Styvenson Valentim, defendeu a medida, alegando que a castração química como punição para estupradores é utilizada em outros países. Ele argumentou que é uma opção para a diminuição do número altíssimo de crimes de violência sexual no Brasil.
A decisão do Senado tem gerado polêmica e levantado questões éticas e legais. Enquanto alguns veem a castração química como uma medida eficaz para prevenir a reincidência em crimes sexuais, outros argumentam que ela pode ser vista como uma forma de punição cruel e desumana. A discussão promete continuar à medida que o projeto avança para a Câmara dos Deputados.
-
Cidades4 dias atrás
PAULÍNIA – HOMEM MORRE SOTERRADO EM ACIDENTE NAS OBRAS DA NOVA SEDE DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL
-
Brasil4 dias atrás
MORTES POR DENGUE SUPERAM AS DE COVID-19 EM 2024: O QUE ESTÁ POR TRÁS DA FALTA DE VACINAS E DA MÍDIA?
-
Brasil11 horas atrás
FRIGORÍFICOS BRASILEIROS PARAM DE FORNECER CARNES AO CARREFOUR
-
Brasil6 dias atrás
MINISTROS DO STF VEEM OPERAÇÃO COMO AGRAVANTE PARA A SITUAÇÃO DE BOLSONARO EM NOVOS PROCESSOS
-
Brasil3 dias atrás
SUMARÉ RUMO AO FUTURO: DEPUTADO DALBEN E PREFEITO BUSCAM INVESTIMENTOS EM AUDIÊNCIA NO CONSULADO AMERICANO
-
Brasil6 dias atrás
DETRAN DE TODO O BRASIL ALERTAM SOBRE NOVOS GOLPES VIA SMS: VEJA COMO SE PROTEGER
-
Brasil4 dias atrás
LULA ASSINA ACORDO COM CONCORRENTE DE MUSK. O QUE ESTÁ EM JOGO E QUAIS AS PERDAS PARA O BRASIL?
-
Brasil4 dias atrás
BC REJEITA PEC DA ESCALA 6 X 1 E AFIRMA QUE MEDIDA VAI CONTRA A MODERNIDADE DO TRABALHO
Deixe o seu Comentário